Caderno de Resumos | ANAIS | II Simpósio Internacional sobre Jornalismo em ambientes Multiplataforma

Autores

  • Pedro NUNES Universidade Federal da Paraíba - Brasil
  • Joana Belarmino de SOUSA Universidade Federal da Paraíba - Brasil
  • Fernando Firmino da SILVA Universidade Estadual da Paraíba - Brasil
  • Valdecir BECKER Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo, Jornalismo transmídia, Jornalismo digital, Jornalismo móvel, Ambientes multiplataforma.

Resumo

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em João Pessoa - PB, foi o primeiro mestrado profissional em jornalismo do Brasil aprovado pela CAPES e visa o fortalecimento do campo jornalístico e capacitação profissional. No horizonte de sua consolidação, o Programa tem investido em iniciativas de natureza teórico-aplicada visando a aproximação com a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho com o objetivo de reflexão da profissão, dos modelos de negócios e do próprio futuro do jornalismo a partir do contexto multiplataforma, convergente e móvel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro NUNES, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

JORNALISTA. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-doutorado em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Organizador dos livros Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012). Autor dos livros As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). Colaborador de Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens (2011), dentre outros trabalhos acadêmicos na área de jornalismo, cinema e audiovisual. E-mail: tecnovisualidades@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5440364612074477

Joana Belarmino de SOUSA, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

JORNALISTA. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Desenvolve pesquisas nas áreas de jornalismo, acessibilidade à comunicação, ciberativismo, cegueira e percepção tátil. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB (2012-2014). Colaboradora nas publicações Mídias Digitais & Interatividade (2009), Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens (2011).

Fernando Firmino da SILVA, Universidade Estadual da Paraíba - Brasil

JORNALISTA.  Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2013).  Possui Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2003).  Coorganizador do livro Metamorfoses jornalísticas 2 - a reconfiguração da forma. Lider do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR. Possui artigos e projetos na área de Jornalismo Digital, Editoração Eletrônica, Tecnologias móveis, Cibercultura e mobilidade. Possui diversos capítulos de livros em coletâneas nacionais e internacionais.

Valdecir BECKER, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

JORNALISTA. Doutor em Engenharia Elétrica (2011). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2006). Pesquisador do LAVID - Núcleo de Aplicações de Vídeo Digital, e vice-diretor editorial da Sociedade Brasileira de Engenharia de TV (SET). Coordenador do projeto de pesquisa Interatividade na televisão brasileira: Análise da interação através de aplicativos. Atua como pesquisador nas áreas de Jornalismo, TV digital, interatividade, audiência, IHC - interação Humano-Computador, usabilidade e transmídia. Autor dos livros TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil (2005) e TV Digital.br (2009).

Referências

AGNEZ, Luciane Fassarela. A convergência digital na produção da notícia: reconfigurações na rotina produtiva dos jornais Tribuna do Norte e Extra. 2011. 166 f. Dissertação. (Mestrado em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

AVILÉS, José Alberto. El periodismo audiovisual. Elche, España: Universidad Miguel Hernández, 2006.

BANDRÉS, Elena et al. El periodismo en la televisión digital. Barcelona: Paidós, 2002.

BARBOSA, S. Jornalismo para dispositivos móveis: informação hipermultimediática e personalizada. Actas IV CILCS - Congreso Internacional Latina de Comunicación, 2012.

BELOCHIO, V. Convergência com meios digitais em Zero Hora multiplataforma: a ampliação dos contratos de comunicação a partir da variação dos dispositivos jornalísticos. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação (Sipecom). 5. 2013. Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul, 2013.

BORGES, J. Webjornalismo: política e jornalismo em tempo real. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009.

CANAVILHAS, J. Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. In BARBOSA, S. (Org.). Covilhã: Universidade de Beira Interior - Labcom, 2007.

CANAVILHAS, João. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. BOCC – Biblioteca Online de Ciências de Comunicação, 2006. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=602>. Acesso em: 01 out. 2011.

CAVALCANTI, Carolina. A cobertura internacional do JORNAL NACIONAL: Correspondentes, enviados especiais e usos de tecnologias. Florianópolis: Insular, 2014.

FENAJ. Código de ética dos jornalistas brasileiros. Disponível em: <http://www.fenaj.org.br/federacao/cometica/codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2015.

FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2004.

FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. 4. Ed. São Paulo: Contexto, 2014

GOMES, Adelino. Nos bastidores dos telejornais: RTP1, SIC e TVI. Lisboa: Editora Tinta da China, 2012.

LAGO, Claudia: BENETTI, Marcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.

MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em tempo real – o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Revan, 2002

NEGREDO, Samuel; SALAVERRÍA, Ramón. Integrated journalism: Media convergence and newsroom organization. Barcelona: Editorial Sol 90, 2009.

PAVLIK, John. Journalism and new media. 1a edição. New York: Columbia University Press, 2001.

RENÓ, Denis; FLORES, Jesús. Periodismo transmedia. Madrid: Fragua editorial, 2012.

SALAVERRÍA, Ramón; NEGREDO, S. Periodismo integrado: convergencia de medios y reorganización de redacciones. Barcelona: Sol90, 2008.

Silveira, S.A, et al. Esfera Pública, redes e jornalismo. Rio de Janeiro. Editora. E-papers, 2009.

SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, v.2, 2005.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Edição

Seção

Encartes|Seção Especial|Special section|Sección especial