SOBRE A ARCHEION ONLINE

Isa Maria Freire

Resumo


O presente número contempla um Artigo de Revisão e cinco Relatos de Pesquisas.

O Artigo de Revisão intitula-se Primeiras aproximações teóricas do ator-rede na arquivologia, da autora: Patrícia Silva, é um ensaio teórico que traz uma temática nova para a área da arquivologia com uma perspectiva sobre a ontologia dos objetos a partir da Teoria Ator-Rede (ANT). O artigo representa uma crítica à visão antropocêntrica de mundo tendo em vista que o pensamento pós-humanista incorpora atores não humanos como elementos essenciais para a compreensão do social.

O primeiro Relato de Pesquisa se intitula A análise da produção científica no periódico eletrônico Archeion Online, tendo como autores Aurekelly Rodrigues da Silva, Jefferson Fernandes Dantas, Gisele Rocha Cortes e Leyde Klebia Rodrigues da Silva. Esta pesquisa identifica as temáticas abordadas nos artigos publicados, além de trazer um breve panorama histórico da revista.

O segundo, com o título A pesquisa etnográfica no arquivo pessoal de Nelson Coelho de Senna, é uma pesquisa realizada por: Maristela Costa Martiniano e Rubens Alves da Silva, que aborda a temática etnográfica especialmente em arquivos pessoais, trazendo discussões sobre o africanismo a partir de documentos de Nelson Coelho de Senna.

O terceiro tem o título Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de pessoal e informação da Universidade Federal da Paraíba, das autoras Karlla Karollina Almeida Felix e Joana Coeli Ribeiro Garcia, resulta de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, onde identifica o perfil e a satisfação dos usuários do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação (NDPI) da UFPB, possibilitando conhecer com mais propriedade o usuário e avaliar o desempenho dos serviços oferecidos pelo arquivo.

O quarto se intitula Panorama da atuação do profissional arquivista, das autoras: Sonia Scoralick de Almeida e Emeide Nóbrega Duarte, esta pesquisa contribui para a área da arquivologia no que concerne a atuação do arquivista no âmbito da UFPB, a partir da Lei 6546/78 e do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de arquivologia da mesma instituição, traz ainda sugestões para atender as demandas de gestão de arquivos universitários.

O quinto apresenta como título Plano de marketing - compromisso na busca de resultados: entre o saber e o fazer no arquivo central do IFPB, das autoras Sildete Pereira da Silva e Edna Gomes Pinheiro, aborda a gestão de arquivos a partir da visão de mercado, onde o marketing é preponderante nas decisões com vistas a melhorias dos serviços e da relação do usuário com o arquivo.

De modo que revista vem cumprindo seu papel de “estimular e publicizar artigos [...] originados [de] pesquisas que enriqueçam a área [de modo a contribuir] para o alinhamento entre teoria e prática”, na formação profissional e científica. Nas palavras da Editora da Archeion Online, é “gratificante participar de um processo de construção de conhecimentos que contribui para o desenvolvimento científico”.[1]

Para nós, leitores, autores, avaliadores, também é gratificante participar desse processo exitoso de construção editorial, e, por isso mesmo, creio que também os represento quando registro, aqui, um voto de “Longa e produtiva vida à Archeion Online!”.


[1] CARVALHO, E.T.G. de. Avançando para novos rumos de qualidade. Archeion Online, v.4, n.2, p.2-3, 2016. Editorial. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/32303/16930


Palavras-chave


Periódicos científicos

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, E.T.G. de. Avançando para novos rumos de qualidade. Archeion Online, v.4, n.2, p.2-3, 2016. Editorial. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/32303/16930


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Todos os originais publicados no Periódico Archeion Onlline estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).