Avaliação de inseticidas para o controle de tripes <i>Frankliniella</i> spp. em roseira

Autores

  • Winnie Cezario Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ruan Carlos de Mesquita Oliveira Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0001-7926-5770
  • Patrik Luiz Pastori Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-1892-8029
  • Fabrício Fagundes Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maurício Sekiguchi de Godoy Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.25066/agrotec.v38i1.32326

Palavras-chave:

Manejo de pragas, Frankliniella spp., Controle químico

Resumo

O controle químico de Frankliniella spp. em roseiras é a forma mais usual de controle utilizada pelos produtores de plantas ornamentais. Para avaliar a ação inseticida de possíveis produtos fitossanitários para o controle de tripes em roseiras, foi conduzido o experimento, em campo, no município de São Benedito, Ceará, Brasil. Para o controle de Frankliniella spp. foram testados os inseticidas: óleo de neem emulsionado (azadiractina), espinosade, piriproxifem e xileno, tiametoxam e lambda-cialotrina, lufenurom, imidacloroprido e beta-ciflutrina, buprofezina, clorfenapir, cloridrato de formetanato e testemunha (água). As avaliações foram realizadas 24, 48 e 72 horas após a aplicação dos tratamentos, por meio da contagem direta de ninfas e adultos em 30 botões florais (15 botões analisados direto no campo e 15 individualizados em copos plásticos de 300 mL e analisados em ambiente controlado) por tratamento. De maneira geral, os produtos fitossanitários estudados causaram mortalidade nas dosagens utilizadas em condições extremas, ou seja, no interior dos botões florais fechados, permitindo ampliar as alternativas (quando oficialmente registrados) para o controle de Frankliniella spp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Fagundes Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2001), mestrado em Fitossanidade/Entomologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (2003) e Doutorado em Entomologia na Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2006). Concluiu o Pós-Doutorado em Entomologia/Controle Biológico de Insetos com Parasitoides na Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2007). É Professor Adjunto IV na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (2011-2013). È professor e orientador nos Programa de Pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (PPECB) e em Agronomia (UFGD). Foi vice-presidente da Comissão Organizadora do XIII SICONBIOL, realizado em Bonito, MS em 2013. Tem experiência em Agronomia, com ênfase em entomologia agrícola e florestal. Atua principalmente nos seguintes temas: biologia de insetos, controle biológico de insetos agrícolas (Plutella xylostella, Spodoptera frugiperda, Anticarsia gemmatatalis e Diatraea saccharalis) e florestais (Thyrinteina arnobia) com parasitoides das famílias Trichogrammatidae (Trichogramma) e Eulophidae (Palmistichus elaeisis, Trichospilus diatraeae, Tetrastichus howardi). È líder do Grupo de pesquisa Controle Biológico de Insetos cadastrado na UFGD-CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Consultor Ad hoc da comissão de área de Biodiversidade da CAPES.

Maurício Sekiguchi de Godoy, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (2000), possui Mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (2002), Doutorado em Agronomia (Ciências) pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutoramento junto ao Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de pragas, controle químico e seletividade de químicos aos inimigos naturais.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Como Citar

Fernandes, W. C., Oliveira, R. C. de M., Pastori, P. L., Pereira, F. F., & de Godoy, M. S. (2017). Avaliação de inseticidas para o controle de tripes &lt;i&gt;Frankliniella&lt;/i&gt; spp. em roseira. Agropecuária Técnica, 38(1), 34–40. https://doi.org/10.25066/agrotec.v38i1.32326

Edição

Seção

Agronomia