Análise dos resumos dos trabalhos de conclusão do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Santa CatarinaRINA.

Autores

  • Taoana Cavalheiro Universidade federal de Santa Catarina
  • Lígia Café Universidade federal de Santa Catarina

Resumo

Os resumos tem um papel fundamental na Organização da Informação, tendo em vista serem o elo de acesso ao texto original. Neste contexto, o presente estudo procura investigar sobre os resumos registrados nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adota pesquisa de natureza quanti-qualitativa na abordagem do problema. Quanto aos objetivos, é exploratória e com relação aos procedimentos técnicos se define como documental. O corpus foi constituído por 30 resumos do curso de Biblioteconomia, indexados no repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre os anos de 2011 a 2014. Os resultados mostram que de certa forma os resumos tem um bom nível no que se refere à presença dos principais elementos. No entanto, a análise mais aprofundada de seu conteúdo revela que ainda faltam alguns quesitos para que se categorizem como de ótima qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taoana Cavalheiro, Universidade federal de Santa Catarina

Bibliotecária formada na Universidade Federal de Santa Catarina.

Lígia Café, Universidade federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Lingüística pela Universidade Laval (Canadá).

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028. Informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES FILHO, Antonio Marcos; NORONHA, Daisy Pires. Panorama temático de trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 1, p. 59-70, jan./abr. 2004.

Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000000383&dd1=f3d23>. Acesso em:14 Out.2014.

KOBASHI, Nair Yumiko. A elaboração de informações documentárias: em busca de uma metodologia. São Paulo, 1994. 195 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 1994.

KOBASHI, Nair Yumiko; DOS SANTOS, Cibele Araújo Marques. Leitura Documentária: Aspectos Pragmáticos da recepção e condensação de textos para indexar e resumir. Revista EDICIC, v. 1, n. 4, p. 130-140. 2011. Disponível em:< http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path[]=80>. Acesso em: 04 out.2014.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia

científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LANCASTER, F.W. Indexação e resumos: teoria e prática. Tradução de Antonio Angenor Briquet Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1993.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Atlas, 1982.

MEDEIROS, Graziela Martins de. Organização da informação em repositórios

digitais: implicações do auto-arquivamento na representação da informação. 2010.

f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de

Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://www.cin.ufsc.br/pgcin

/MEDEIROS_Graziela%20Martins%20de.pdf >. Acesso em: 28 set. 2014

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia de pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p. Disponível em: < http://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf> Acesso em 15 Maio 2015.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA