A Lei 10.639/03 na Educação das relações étnico-raciais da Educação Infantil numa escola de remanescentes quilombolas

Autores

  • Iany Elizabeth da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Severino Bezerra da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Resumo

Discute-se no texto a aplicabilidade da Lei 10.639/03 no Ensino infantil da EMEF Professora Antônia do Socorro Silva Machado, escola que atende a um público educacional constituído por educandos da Comunidade de remanescente de Quilombo de Paratibe, e demais educando de bairros circunvizinhos, localizada no Paratibe, no bairro da cidade de João Pessoa-PB. Buscamos analisar a prática educacional antirracista através do estudo do Projeto Politico Pedagógico da referida escola, e do plano de ação do Projeto intitulado Quilombola, ações educativas que propõem uma educação que valorize a identidade negra, e que desconstrua velhos preconceitos de alunos não negros, dando maior visibilidade e importância à cultura da comunidade Quilombola de Paratibe. O presente estudo resulta de trabalho monográfico do curso de especialização em Educação Integral e Direitos Humanos, oferecido pelo NCDH/UFPB, no ano de 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iany Elizabeth da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestranda do programa de pós-graduação em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (2014),especialista em Educação Integral e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (2014), possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Atualmente é Tutora a distância EAD/UFPB do Curso de aperfeiçoamento em Educação Integral, professor fundamental II no Instituto Educacional Nossa Senhora da Conceição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Étnico-raciais, atuando principalmente no campo da Educação Integral e Direitos Humanos

Severino Bezerra da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Sociologia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Educação e Movimentos Sociais no Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de História, Assentamentos Rurais, Educação Popular, Educação do Campo. Atuou como coordenador de Projetos do PRONERA no Estado da Paraíba.

Downloads

Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais