A EDUCAÇÃO DA MULHER NEGRA PARA A SUA SAÚDE E DIREITOS: TRABALHO DE EXTENSÃO DESENVOLVIDO NA COMUNIDADE NEGRA DE CAMARÁ/PB

Autores

  • Raphael Cavalcante Paulo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CCA
  • Marília da Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CCA
  • Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CCA

Resumo

As ações e ideais sexistas tornam o público feminino vulnerável ao preconceito e atitudes que desvalorizam e agridem a mulher. Quando esse sexíssimo é complementado pelo racismo a vítima se torna a mulher negra; pois o racismo constrói constitui grande desvantagem social para a essa mulher a qual, muitas vezes, é privada de seus direitos e, consequentemente, falta-lhe condições dignas de vida. Na Comunidade Negra de Camará, em Remígio/PB, está sendo desenvolvido o trabalho de valorização e informação da mulher negra, no tocante à saúde e seus direitos. Constata-se que existe uma barreira pelas mulheres para receberem as informações, muitas vezes causada pela falta de interesse e/ou desconhecimento da importância do assunto. Este trabalho torna-se importante pelo fato de proporcionar às mulheres a compreensão sobre as consequências do racismo e do sexíssimo na sociedade brasileira, favorecendo o reconhecimento de seus direitos e seus valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Cavalcante Paulo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CCA

Graduanto em ciências biológicas. Estudos na área de incusão, especificamente na educação especial e nos aspectos étnico raciasi.

Downloads

Publicado

2015-03-17

Edição

Seção

Iniciação Científica