Entre polcas, quadrilhas e sambas: processos de mudança musical no choro a partir de análises comparativas entre gravações fonográficas no século XX

Autores

  • Pedro Aragão Unirio

Resumo

A partir da noção do conceito de “mudança musical” tal como proposto pelo etnomusicólogo Bruno Nettl, e amparado pela noção de “gênero musical” como categoria discursiva – que abriga, além de aspectos sonoros, elementos ideológicos, políticos, sociais e históricos (MIDDLETON, 1990; OCHOA, 2003; VILA, 1995) – o artigo estabelece cortes comparativos entre gravações fonográficas de choro ao longo do século XX. Através da análise de dois estudos de caso – as transformações nos gêneros “quadrilha” e “polca” em diferentes períodos – procuro entender de que forma processos de ressignificação e mudança em música são criados e de que maneira diferentes atores sociais justificam tais mudanças. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Aragão, Unirio

é professor do Instituto Villa Lobos (UNIRIO), onde leciona as disciplinas História da Música Popular e Prática de Conjunto. Doutor em musicologia pela mesma instituição, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música em 2013 e o Prêmio Silvio Romero 2012 (2a colocação). Atualmente realiza pós doutorado em música na Universidade de Aveiro, onde atua como professor visitante. Publicou (com Bia Paes Leme, Paulo Aragão e Marcilio Lopes) os livros “Pixinguinha Inéditas e Redescobertas” (2012), “Pixinguinha – Outras Pautas” (2014) e “O Carnaval de Pixinguinha” (2014). É também bandolinista, com expressiva atuação no Brasil e no exterior, tendo realizado shows e concertos em Portugal, França, Dinamarca, Suécia, Bélgica, Peru e Colômbia. 

Downloads

Publicado

2016-03-20