UMA ANÁLISE EMPÍRICA DO PASS-THROUGH DA TAXA DE CÂMBIO PARA OS PREÇOS NO BRASIL NO PERÍODO DE 1999 A 2002: UMA ABORDAGEM VEC

Autores

  • Rodrigo Gustavo de Souza Universidade Federal do Maranhão (UFMA). http://orcid.org/0000-0003-3012-4955
  • Alexandre Florindo Alves Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Câmbio. Preços. Repasse cambial.

Resumo

O objetivo do presente estudo é fazer uma análise do relacionamento existente entre preços e taxa de câmbio no Brasil de 1999 a 2002, período delimitado por existência de quebra estrutural detectada no início de 2003. Foi estimado o coeficiente de repasse cambial (pass-through) para verificar os efeitos da depreciação cambial sobre os preços utilizando a metodologia de Vetor de Correção de Erros (VEC), pois as séries são não-estacionárias e seguem uma relação de cointegração. Os resultados indicaram que neste período os coeficientes de repasse cambial foram elevados em relação a períodos anteriores decorrentes da mudança do regime cambial e de fatores de ordem interna e externa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gustavo de Souza, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-PPGE). Mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e graduação em economia pela mesma instituição. Atualmente professora da Faculdade Santa Rita (FASAR).

Alexandre Florindo Alves, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1993), Mestrado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1997) e Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000).

Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Artigos