Elementos de interoperabilidade na perspectiva da catalogação descritiva

Autores

  • Fabiano Ferreira de Castro Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Plácida L.V.A.C Santos Universidade Estadual Paulista-UNESP

Palavras-chave:

Padrões de metadados, Catalogação Descritiva, Interoperabilidade, Modelagem estrutural de ambientes informacionais digitais, Informação e Tecnologia.

Resumo

Atualmente, no ambiente informacional digital, onde vários tipos de recursos coexistem com formatos e padrões de metadados heterogêneos, muitos esforços têm sido feitos para alcançar a interoperabilidade, a fim de utilizar vários padrões de metadados e de reutilizar os registros de metadados, através do desenvolvimento de estratégias, que vão desde os simples mapeamentos entre elementos de metadados à modelagem estrutural complexa. O uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) gera o desenvolvimento de uma gama de padrões de metadados, instrumentos fundamentais nos ambientes de manipulação de dados bibliográficos. Objetiva-se apontar em que medida as metodologias da Catalogação Descritiva, explicitadas nos códigos de catalogação (AACR2 e RDA) e nos padrões de metadados, favorecem o delineamento modelar de ambientes informacionais digitais melhor estruturados para a recuperação da informação. Para tanto, com uma metodologia de análise exploratória e descritiva do tema, com o estudo das principais produções científicas da área de Ciência da Informação e da Biblioteconomia, é possível identificar e compreender as principais mudanças tecnológicas no cerne da Catalogação Descritiva, no âmbito digital. Como resultado apresenta-se uma proposta de requisitos funcionais para a modelagem estrutural de ambientes informacionais digitais, que garantem a interoperabilidade no domínio bibliográfico. Acredita-se que a utilização dos metadados, das ontologias e dos fundamentos teóricos e metodológicos da Catalogação Descritiva, uma vez articuladas, podem redesenhar novas opções aos ambientes informacionais, seja na modelagem dos catálogos bibliográficos, ou ainda, na forma de representação dos recursos informacionais, garantindo a interoperabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Ferreira de Castro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologia de Informação e Comunicação.

Plácida L.V.A.C Santos, Universidade Estadual Paulista-UNESP

Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo, Brasil. Livre-docente em Catalogação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Castro, F. F. de, & Santos, P. L. (2014). Elementos de interoperabilidade na perspectiva da catalogação descritiva. Informação &Amp; Sociedade, 24(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/16660

Edição

Seção

Artigos de Revisão