A UTILIZAÇÃO DAS FONTES INFORMACIONAIS NA REDE PARTICULAR DE ENSINO MÉDIO DE RONDONÓPOLIS-MT

Autores

  • Mariza Inês da Silva Pinheiro
  • Edileusa Regina Pena da Silva

Palavras-chave:

Fontes informacionais.Pesquisa na internet. Professores de ensino médio. Bibliotecário.

Resumo

Este trabalho é um resultado do grupo de pesquisa Estudos Avançados em Informação[1] e teve como objetivo verificar quais as fontes de informação (impressas e eletrônicas) utilizadas por 28 docentes do ensino médio das escolas particulares de Rondonópolis-MT. Na contextualização apresenta-se a internet como fonte informacional, a importância da pesquisa desde o ensino fundamental ao universitário e o bibliotecário como mediador da informação na web.  Os estudos evidenciaram que a maioria dos professores utilizava os mecanismos de busca Google e Yahoo para realizar suas pesquisas. Constatou-se que a fonte impressa mais utilizada foi o jornal local e as fontes eletrônicas foram as revistas especializadas. Concluiu-se que para acessar as fontes de informações os professores pesquisavam diretamente nos mecanismos de busca, e muitos declararam que só aprenderam a pesquisar com muito tempo de experiência.


[1] Na linha de pesquisa Políticas Públicas em Informação para o Estado de Mato Grosso. Curso de Biblioteconomia –UFMT – Campus Rondonópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-02

Como Citar

Pinheiro, M. I. da S., & da Silva, E. R. P. (2008). A UTILIZAÇÃO DAS FONTES INFORMACIONAIS NA REDE PARTICULAR DE ENSINO MÉDIO DE RONDONÓPOLIS-MT. Informação &Amp; Sociedade, 18(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/1720

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa