A tomada de decisão na Previdência Social: transpondo o uso das tecnologias de informação na Dataprev

Autores

  • Ana Cristina Meirelles Velho
  • Sandra Lucia Rebel Gomes

Palavras-chave:

Informação para a tomada de decisão. Profissional da Informação. Tecnologias da Informação. Previdência Social. Dataprev.

Resumo

Investiga-se o processo de produção de informações pela Dataprev, fortemente calcado no uso de tecnologias da informação, para subsidiar a tomada de decisão por gestores da Previdência Social. Partiu-se do pressuposto de que a tomada de decisão política não pode prescindir do controle das informações do campo sobre o qual a política vai atuar. Apresenta-se o quadro teórico da pesquisa e aponta-se que o mesmo é favorecido pelas contribuições da Ciência da Informação em um diálogo interdisciplinar com as áreas da Ciência Política, da Administração e da Ciência da Computação. Elegendo como campo empírico a Campanha de taxistas, mototaxistas e motoboys, realizada no âmbito do Programa de Educação Previdenciária – PEP/MPS, este estudo vale-se do modelo proposto por Kielgast e Hubbard, baseado em Taylor, para orientar o exame de atividades implicadas no processamento de informações: organização, análise, síntese e julgamento.  Os resultados da pesquisa permitem dimensionar a complexidade do processo de produção de informações pela Dataprev para o atendimento de demandas de informação e indicar aos profissionais de informação que ali trabalham pontos a serem reavaliados visando o seu aprimoramento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-24

Como Citar

Velho, A. C. M., & Gomes, S. L. R. (2009). A tomada de decisão na Previdência Social: transpondo o uso das tecnologias de informação na Dataprev. Informação &Amp; Sociedade, 19(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/1864

Edição

Seção

Relatos de Experiência