O BIBLIOTECÁRIO COMO AGENTE HISTÓRICO: do “humanista” ao “Moderno Profissional da Informação”

Autores

  • Fabrício José Nascimento da Silveira

Palavras-chave:

Bibliotecário – agente histórico, Bibliotecário – fazer profissional, Bibliotecário humanista, Moderno Profissional da Informação, Formação do bibliotecário.

Resumo

Este artigo pretende analisar, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, o conjunto das atividades que demarcam o fazer profissional dos bibliotecários. Para tanto, apresenta-se a imagem do bibliotecário humanista e seu papel de “zelador” dos segredos mantidos por uma biblioteca para, posteriormente e dando curso à evolução histórica, inserí-lo no conjunto dos Modernos Profissionais da Informação, sujeitos que participam ativamente de todas as etapas do ciclo informacional e mantém íntimo contato com as tecnologias da informação. Percurso que demanda uma análise das competências, habilidades e exigências de formação teórico-prática que o atual mercado de trabalho passa a requer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-11-28

Como Citar

Silveira, F. J. N. da. (2008). O BIBLIOTECÁRIO COMO AGENTE HISTÓRICO: do “humanista” ao “Moderno Profissional da Informação”. Informação &Amp; Sociedade, 18(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/1873

Edição

Seção

Artigos de Revisão