Modelo conceitual DILAM: integração entre arquivos, bibliotecas e museus

Autores

  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) http://orcid.org/0000-0002-0140-9110
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Imagem digital. Representação da informação. Catalogação.

Resumo

Os princípios descritivos em arquivos, bibliotecas e museus apresentam diferenças metodológicas condizentes as formas de representação de seus recursos principalmente em relação às imagens digitais. Dessa forma, questiona-se como promover a integração dos contextos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia para o recurso imagético digital? A integração entre os contextos é uma proposta que busca a convergência dos dados da imagem tratada na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, beneficiando a recuperação e localização dos recursos pelo usuário. O meio digital com os princípios descritivos dos contextos arquivístico, biblioteconômico e museológico são fatores que subsidiam a construção de um modelo conceitual. Sendo assim, objetivo desse trabalho é expor o desenvolvimento do modelo conceitual Digital Images for Libraries, Archives and Museums (DILAM) enfatizando as suas entidades e os atributos responsáveis pela integração aos contextos e ao recurso imagético digital. Por meio de uma pesquisa teórica aplicada e exploratória, os resultados apresentaram um modelo conceitual, representando entidades e atributos e seus grupos referentes a imagem digital. Considera-se que essa estrutura é apresentada no diagrama da integração aplicável no ambiente digital que bibliotecas, arquivos e museus possam cooperar a partir do reuso dos dados e assim, reduzindo o retrabalho da descrição dos recursos imagéticos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFSCar).

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Livre-docência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. Doutor em Lingüística pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Marilia, SP – Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Simionato, A. C., & Santos, P. L. V. A. da C. (2017). Modelo conceitual DILAM: integração entre arquivos, bibliotecas e museus. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/30902

Edição

Seção

Artigos de Revisão