As Narrativas da Cidade no Aplicativo Porto Alegre Guide

Autores

  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marina Leitão Damin Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Valdir Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vera Dodebei Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Porto Alegre Guide, Narrativa, Memória Social, Aplicativo de Celular

Resumo

O artigo analisa as informações disponíveis sobre a cidade em um aplicativo de celular e a sua relação com a memória social. Engloba os fluxos informacionais que estruturam o aplicativo e atuam na virtualização da cidade. Ao percorrer a cidade por meio de sua representação virtual, deixamos rastros informacionais de nossa passagem, o que contribui para a construção de narrativas sobre ela. Utiliza a narratologia como método para analisar as informações disponíveis no aplicativo Porto Alegre Guide, caracterizando-o como uma fonte de informação sobre a cidade e sua memória. Enfoca na análise das informações que tratam dos enredos, dos episódios, dos personagens, dos cenários e das sequências cronológicas que compõem as histórias da cidade narradas pelo aplicativo. Conclui que todos esses elementos, embora distintos, convergem para uma mesma narrativa: Porto Alegre é uma cidade que agrega às tradições do passado, o vanguardismo do presente, ao mesmo tempo em que se mantém aberta às transformações do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Marina Leitão Damin, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Doutoranda em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Valdir Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade de Sao Paulo, Brasil. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Vera Dodebei, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicaçao e Cultura pela Universidade Federal do Rio de janeiro, Brasil. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Massoni, L. F. H., Damin, M. L., Morigi, V., & Dodebei, V. (2017). As Narrativas da Cidade no Aplicativo Porto Alegre Guide. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/31229

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa