A pesquisa brasileira em Estudos Métricos da Informação: proximidade entre pesquisadores de destaque e áreas afins

Autores

  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Departamento de Ciência da Informação/ UNESP-Campus de Marília
  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Campus de Marília http://orcid.org/0000-0003-3365-3000

Palavras-chave:

Estudos Métricos da Informação no Brasil. Análise de Citação e Cocitação de Autores. Interdisciplinaridade em Estudos Métricos.

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar e analisar os pesquisadores brasileiros e internacionais de destaque na área de Estudos Métricos da Informação, no Brasil, a proximidade estabelecida entre eles, na perspectiva dos pesquisadores brasileiros, as disciplinas, áreas ou subáreas do conhecimento, que contribuem para o desenvolvimento teórico e metodológico, de forma a oferecer subsídios e instrumentos para os Estudos Métricos da Informação. Os objetivos serão analisados à luz da natureza das pesquisas declaradas por essa comunidade científica, a fim de contribuir para identificar e visualizar as possíveis similaridades e diferenças teórico-metodológicas adotadas por esses grupos.  Como procedimento de pesquisa, utilizou-se o questionário como instrumento de levantamento de dados. Do universo de 42 pesquisadores brasileiros, 18 (~43%) responderam ao questionário enviado. A rede de cocitação indica um alto grau de coesão no grupo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com denotada presença destes últimos. Em relação às áreas, subáreas e disciplinas do conhecimento, que contribuem para o desenvolvimento epistemológico, teórico e metodológico, foram destacadas as grandes áreas de Exatas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com a primeira delas sendo citada pela maioria dos respondentes. A grande área das Ciências Humanas aparece com a segunda mais citada. A Ciência da Informação, Cientometria, Comunicação Científica, Metodologia Científica e Bibliometria compõem as subáreas citadas dentro da grande área das Ciências Sociais. Conclui-se apontando a paridade entre os indicadores oriundos de dados qualitativos e quantitativos e a complementação das duas análises.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Departamento de Ciência da Informação/ UNESP-Campus de Marília

Doutora em Lógica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Professora do Departamento de Ciencia da Informação da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Ely Francina Tannuri de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Campus de Marília

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Livre-Docente em Estudos Bibliométricos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Grácio, M. C. C., & Oliveira, E. F. T. de. (2017). A pesquisa brasileira em Estudos Métricos da Informação: proximidade entre pesquisadores de destaque e áreas afins. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/32483

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa