CONTROLADORIA: um estudo do uso de instrumentos de controladoria nas médias e pequenas empresas do ramo hospitalar da cidade de Manaus (AM).

Autores

  • Redvânia Pinto Vieira Universidade Federal do Amazonas
  • Mariomar de Sales Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Manoel Martins do Carmo Filho Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Controladoria, Prestadores de serviços hospitalares, Empresas de médio e pequeno porte, Tomada de decisões, Cidade de Manaus (AM),

Resumo

A controladoria é uma ferramenta essencial para as empresas para o auxilio das tomadas de decisões. Logo, surgiram várias dúvidas a cerca do controle dos hospitais da cidade de Manaus (AM). O presente trabalho tem como objetivo examinar o uso da controladoria nas empresas hospitalares de médio e pequeno porte da cidade de Manaus (AM). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de campo e quali-quanti. A pesquisa foi realizada com o uso do questionário que identificou também outras variáveis.  Verificou-se na pesquisa que os hospitais pesquisados fazem uso das da contabilidade financeira para as tomadas de decisões e poucos utilizam os instrumentos de controladoria. Identificou-se também que não existem hospitais em Manaus(AM) com certificação de Acreditação Hospitalar. Concluiu-se que a maioria dos hospitais de Manaus (AM), conhecem os instrumentos de controladoria, mas não utilizam para tomada de decisão e que nenhum deles possui a acreditação hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Redvânia Pinto Vieira, Universidade Federal do Amazonas

Redvânia Pinto Vieira, Professora da Universidade Federal do Amazonas,lotada no Departamento de Contabilidade, contadora, especialista em auditoria e perícia contábil, mestranda em Contabilidade e Controladoria.

Mariomar de Sales Lima, Universidade Federal do Amazonas

Professora Doutora da Universidade Federal do Amazonas,lotada no Departamento de Contabilidade, Coordenadora do Curso de mestrado em Contabilidade e Controladoria.

Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Manoel Martins do Carmo Filho, Universidade Federal do Amazonas

Professor Doutor da Universidade Federal do Amazonas,lotado no Departamento de Contabilidade.

Referências

BENEDICTO, Gideon Carvalho de; LEITE, Joubert da Silva Jerônimo. Administração Financeira, Economia e Contabilidade: uma abordagem da relação existente no processo empresarial de gestão de caixa e lucro. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, v. 33, n. 146, p. 61-81, mar./abr. 2004.

BEUREN, Ilse Maria; SCHILINDWEIN, Antônio Carlos; PASQUAL, Dino Luiz. Abordagem da Controladoria em trabalhos publicados no ENANPAD e no congresso USP de Controladoria e Contabilidade de 2001 a 2006. Revista de Contabilidades e Finanças. São Paulo v.18, n. 45. pg. 22 - 37. 2007.

BORINELLI, Márcio. Estrutura conceitual básica de Controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis. 2006. 341 f. Tese (Doutorado em Contabilidade) - Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo, FEA/USP, 2006.

CNES, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Disponível em: http://cnes.datasus.gov.br/. Acesso em: 20 nov 2012.

COSTENARO, Antonio Cezar Noronha; Brondani, Gilberto. A Controladoria em Instituições Hospitalares. Revista Eletrônica de Contabilidade. Curso de Ciências Contábeis UFSM. VOLUME ii n. 2 jun-nov/2005.

CRUZ, C. V. O. A. A relevância da informação contábil para os investidores sociais privados de entidades do terceiro setor no Brasil: uma investigação empírica. São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

FERNANDES, Claiton. Um estudo exploratório das funções da controladoria em pequenas e médias empresas. Dissertação de Mestrado. UNIMEP. 2007.

FINK, Arlene. How to analyze survey data. Thousand Oaks: Sage, 1995. v. 8. The Survey Kit.

FRANCIA, Arthur; etal. Managerialaccounting. 9. ed. Houston: Dame, 1992.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnica de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MABRINI, Ariovaldo; BEUREN, Ilse Maria; COLAUTO, Romualdo Douglas. A controladoria como unidade administrativa de suporte ao processo de gestão na perspectiva da gestão econômica. Revista do CRCPR, CRCPR: Curitiba, v. 27, n. 133, 2o quadrimestre, 2002.

MACHADO, Lúcio de Souza; MACHADO, Michele Rílany Rodrigues ; SANTOS, Eduardo José dos. Atuação da Controladoria em uma Empresa de Médio Porte: um Estudo de Caso. Editora Científica Sandra Rolim Ensslin. Revista Contemporânea de Contabilidade. XI SEMEAD 2008. ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, ano 05, v.1, n°10, p. 53-67, Jul./Dez., 2008.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde. Divisão Nacional de Organização de Serviços de Saúde. Terminologia básica em saúde – Brasília: Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1983.

MORGAN, Levi; BENEDICTO, Gideon Carvalho. Um Estudo sobre a Controladoria em Organizações do Terceiro Setor na Região Metropolitana de Campinas. Revista de Administração da UNIMEP, v. 7, n.3, Setembro / Dezembro – 2009.

MONTEIRO, José Morais; BARBOSA, Jenny Dantas; Controladoria Empresarial: Gestão Econômica para as micros e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.5, n.2, p.38-59, 2011.

OLIVEIRA, Carlos Eduardo de; Martins, Izabela; Souza, Rhideme; Pereira, Roseli Aparecida Claus Bastos. Um estudo acerca da utilização de instrumentos da controladoria em entidade hospitalar do terceiro setor. VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 12 e 13 de agosto de 2011. ISSN. 1984-9354.

OLIVEIRA, Luís Martins de; PEREZ Jr., José Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria estratégica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO (ONA). Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde. Vol. 1. Brasília. ONA, 2010.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Planejamento orçamentário. 2. ed. São Paulo. Cengage Learning, 2010.

ROCHA, Rudimar Antunes da; WEISE, Andreas Dittmar; SCHULTZ, Charles Albino; PLATT, Allan Augusto. Acreditação dos Hospitais das Cidades Sede Bra sileira na Copa do Mundo de Futebol em 2014. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis. v. 13, n. 30, p. 178-197, maio/ago 2011.

SANCHEZ, K. R. Sistema Integrado de Gestão em Organizações Hospitalares: um enfoque dirigido à Acreditação, NBR ISSO 9001, NBR ISSO 14001 e BS 8800. 2003. 260 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2003.

SANTOS, José Roberto Leite dos. Planejamento Estratégico: Uma Ferramenta Acessível à Microempresa. Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2004. 119 p. Dissertação de Mestrado Profissional.

SOARES, A. C. A. A. Desafios gerenciais de organizações do terceiro setor de Belo Horizonte na percepção de seus gerentes. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, 2008.

TENÓRIO, Fernando G. (org.). Gestão de ONGs : principais funções gerenciais. 8a

ed., Rio de Janeiro : Editora FGV, 2004.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

VIEIRA, Samira Augusta; RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Relatórios contábeis gerado pela Controladoria para o controle de gestão: um estudo de caso em uma empresa de construção civil. Pensar Contábil: Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 6, n. 23, p. 44-50, fev./ abr. 2004.

Downloads

Publicado

03-06-2013

Como Citar

Vieira, R. P., Lima, M. de S., de Carvalho Francisco Soares, L. A., & do Carmo Filho, M. M. (2013). CONTROLADORIA: um estudo do uso de instrumentos de controladoria nas médias e pequenas empresas do ramo hospitalar da cidade de Manaus (AM). Gestão &Amp; Aprendizagem, 1(1). https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)