ANÁLISE DAS CAUSAS DE EVASÃO DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA UNOPAR

Autores

  • Marillia Duarte Fialho UFPB
  • Emilia Maria da Trindade Prestes UFPB

DOI:

https://doi.org/10.23179/2317-9082

Palavras-chave:

Educação Superior, Evasão escolar

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar as causas da evasão escolar de uma instituição de ensino superior, na modalidade à distância. Composto por uma fundamentação teórica que aborda temas como o contexto histórico e contemporâneo da educação superior, assim como, a evasão na perspectiva de Vicent Tinto. A pesquisa utilizou-se da perspectiva metodológica qualitativa, alicerçada por estudo de caso, na tentativa de entender a realidade na qual a pesquisa está inserida. Como resultado chegou-se à conclusão de que a evasão escolar é um dos maiores desafios para a educação superior, devido a sua abrangência e complexidade, trazendo danos para o aluno, para a instituição e para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A importância do estudo sobre evasão escolar na educação superior, assim como a importância da educação superior para a sociedade, tem sido sugerida por Vicent Tinto (1973; 2006; 1975; 2007) Dias Sobrinho (2013), Arruda (2011) MCCUBBIN (2003) e Sguissardi (2000), os quais argumentam que é preciso analisar as causas da evasão como forma de prevenir o abandono escolar.

Downloads

Publicado

29-01-2014

Como Citar

Fialho, M. D., & Prestes, E. M. da T. (2014). ANÁLISE DAS CAUSAS DE EVASÃO DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA UNOPAR. Gestão &Amp; Aprendizagem, 2(2), 84–113. https://doi.org/10.23179/2317-9082

Edição

Seção

Artigos de Revisão