AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ACADÊMICA

Autores

  • Maria Helena de Matos Lima Nunes Universidade Federal da Paraíba
  • Izabel França de Lima

DOI:

https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v4i1.30067

Palavras-chave:

Autoavaliação institucional. Avaliação transformadora. Avaliação integrada

Resumo

Investiga o processo da autoavaliação institucional baseada principalmente, nas Normas e na Legislação do MEC/INEP, nos trabalhos e nos estudos sobre a temática realizados por autores nacionais e internacionais. Compreende o estudo dos modelos teóricos da avaliação, o modelo meritocrático, focado na abordagem quantitativa, em que prevalece o ranking como referência de qualidade do processo avaliativo. Neste trabalho, argumenta-se que a teoria da avaliação transformadora tem uma abordagem qualitativa, e o processo de avaliação consiste em uma construção coletiva que busca a melhoria dos processos com foco na aprendizagem, que ocorre na construção e na reconstrução da instituição mediante a interação dialética com o contexto sociocultural. A pesquisa é uma revisão de literatura, em nível exploratório. Aponta, nas considerações finais, que a avaliação institucional, para ser efetiva, não deve estar centrada em modelos prontos que sejam empregados de forma contínua e imutável, e segundo, que, em relação ao processo da autoavaliação institucional a Comissão Própria de Avaliação tem o grande desafio de desenvolver e implantar uma metodologia de autoavaliação que possa ser um instrumento de aprendizagem institucional para agregar valor e traduzir os caminhos da Instituição, na construção e na reconstrução de sua identidade acadêmica.

 

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Publicado

08-08-2016

Como Citar

Nunes, M. H. de M. L., & Lima, I. F. de. (2016). AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ACADÊMICA. Gestão &Amp; Aprendizagem, 4(1), 79–103. https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v4i1.30067

Edição

Seção

Artigos de Revisão