Cooperação Sul-Sul como exercício da liberdade: entre desejo e realidade

Autores

  • Timothy D. Ireland Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31375

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Cooperação Sul-Sul.

Resumo

O artigo aborda a atualidade do pensamento de Paulo Freire sobre a alfabetização e educação de jovens e adultos para o Brasil e a África, destacando dois momentos dessa relação entre as duas regiões: o engajamento de Freire na África na década de 1970 – período de descolonização em que países como Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe lutavam pela sua independência do poder colonial de Portugal, e posteriormente, a década que abriu o século XXI em que o Brasil incentiva a criação de uma rede de cooperação sul-sul no domínio específico da alfabetização e educação de jovens e adultos. Pretende-se examinar esses dois momentos por meio da lente da cooperação sul-sul – nas suas diferentes expressões ao longo desse período que abre com o fim da segunda guerra mundial e que se estende até o presente.

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Biografia do Autor

Timothy D. Ireland, Universidade Federal da Paraíba

Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. Universidade

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Publicado

08-11-2016

Como Citar

Ireland, T. D. (2016). Cooperação Sul-Sul como exercício da liberdade: entre desejo e realidade. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(1). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31375

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa