O DESEMPENHO INOVADOR DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO DO CONHECIMENTO E CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DE INOVATIVIDADE E CRIATIVIDADE

Autores

  • Cicero Aparecido Bezerra Universidade Federal do Paraná
  • André José Ribeiro Guimarães Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Inovatividade, Criatividade, Desempenho inovador, Agências de publicidade

Resumo

A presente pesquisa identifica a existência de associações entre as condições habilitadoras da inovação, os aspectos capacitadores da gestão do conhecimento, as condições ambientais para a criatividade organizacional e o desempenho inovador das empresas de publicidade localizadas no município de Curitiba - PR. O estudo foi motivado pela ausência de pesquisas científicas neste segmento, apesar de sua importância no contexto econômico nacional. Trata-se de um trabalho situado na fronteira dos estudos descritivos e exploratórios, que emprega métodos quantitativos bi e multivariados para tornar explícitas as conexões buscadas. Os resultados evidenciam relações diretamente proporcionais entre os aspectos capacitadores da gestão do conhecimento, as condições habilitadoras da inovação e da criatividade e o desempenho inovador das empresas pesquisadas. As implicações podem contribuir com a consolidação da indissociabilidade teórica entre a gestão do conhecimento, a criatividade organizacional, inovatividade e desempenho inovador. Para as empresas de publicidade, fornece, no mínimo, subsídios para a reflexão acerca dos benefícios da gestão do conhecimento, do cultivo da criatividade na organização e do foco estratégico nas condições orientadoras da inovação, como instrumentos de elevar seus desempenhos inovadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero Aparecido Bezerra, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Ciência e Gestão da Informação Tecnologia da Informação Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

André José Ribeiro Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná Departamento de Ciência e Gestão da Informação Tecnologia da Informação

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Bezerra, C. A., & Guimarães, A. J. R. (2017). O DESEMPENHO INOVADOR DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO DO CONHECIMENTO E CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DE INOVATIVIDADE E CRIATIVIDADE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 70–97. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles