CENÁRIOS PROSPECTIVOS PARA IMPLANTAÇÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA EM UNIDADES DE CONTABILIDADE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Palavras-chave:

Gestão da informação e do conhecimento. Comunidade de prática. Compartilhamento do conhecimento. Informação estratégica. Cenário prospectivo.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver a informação estratégica por meio da construção de cenários prospectivos para proposição de uma comunidade de prática (CoP) na área contábil de universidades públicas, como ferramenta para auxiliar na gestão do conhecimento. Apresenta diferentes perspectivas da literatura para implementação de ferramentas de gestão do conhecimento e comunidades de prática. Trata-se de um estudo de cunho descritivo, com a utilização de abordagem quali-quantitativa e uso de um método de cenário prospectivo. Como suporte metodológico para desenvolvimento dos cenários utiliza o método proposto por Godet. Com as informações identificadas e inferências propostas pelo método, foram desenvolvidos três cenários com base nos indicadores prováveis: um cenário otimista, onde a CoP se configura como uma idéia bem aceita e de importância para a área; um cenário que requer reflexão antes de qualquer implantação; e, outro cenário de visão pessimista com a sugestão de não implementação de CoP. Como resultado este trabalho oferece subsídios aos gestores interessados em implantar uma CoP em unidades contábeis, os cenários elaborados permitem ordenar etapas futuras e podem auxiliar no planejamento estratégico e na tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana de Lucena Lira, Universidade Federal da Paraíba _ UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação PPGCI/UFPB. Mestre em Ciência da Informação PPGCI/UFPB (2012). Especialização em Contabilidade Gerencial pela UFPB (1993) e graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela UFPB (1990) e Bacharelado em Direito pela UEPB (1997).

Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação Pela Universidade de Brasília (2009). Mestre em Ciência da Informação - UNB (2001) e Bacharel em Ciência da Computação Pela Universidade do Oeste Paulista (1993). Professor do Programa de Pós-Graduação-em Ciência da Informação - PPGCI-UFPB. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão em-Organizações Aprendentes -MPGOA. Professor Adjunto IV - Departamento de  Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós Doutora em Ciência da Informação pela Unesp (2010). Doutorado em Administração pelo PPGA/UFPB (2004). Mestrado em Biblioteconomia UFPB (1983). Especialização em Documentação Científica UFRJ/IBICT (1974) e em Organização e Administração de Arquivos UFPB (1996). Graduação em Biblioteconomia pela UFPB (1971). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação – UFPB.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Lira, S. de L., Araújo, W. J. de, & Duarte, E. N. (2017). CENÁRIOS PROSPECTIVOS PARA IMPLANTAÇÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA EM UNIDADES DE CONTABILIDADE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 170–190. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles