LIVRE CIRCULAÇÃO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DO MERCOSUL E DA UNIÃO EUROPÉIA. OS IMIGRANTES E OS REFUGIADOS NO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DAS TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Everaldo Gaspar Lopes de Andrade Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i1.33629

Palavras-chave:

Imigrantes, Refugiados, Trabalho livre/subordinado, Movimentos sociais. Teorias dos movimentos sociais.

Resumo

O texto pretende abordar criticamente a livre circulação dos trabalhadores no âmbito do MERCOSUL e da União Europeia. Tendo como ponto de partida a dialética da colonização, defende a ideia segundo a qual o Direito Internacional do Trabalho clássico não tem respostas para aplacar as dores dos imigrantes e dos refugiados porque continua centrado na proteção ao trabalho subordinado, enquanto se experimenta a supremacia do trabalho clandestino, terceirizado, subcontratado além daqueles que são afetados pelo desemprego estrutural. Outro aspecto destacado refere-se à retomada dos movimentos coletivos dos trabalhadores - em sua dupla perspectiva: reformista/revolucionária –, agora articulados com os novos movimentos sociais que se espalham por todo o planeta. Uma análise desta magnitude implica o deslocamento do objeto deste ramo do direito – do trabalho subordinado para todas as possibilidades e  alternativas de trabalho e rendas compatíveis com a dignidade humana, especialmente, o trabalho livre – como impõe uma versão analítica consistente acerca das teorias dos movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Gaspar Lopes de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina de Grande (UFCG)

Professor Adjunto I da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS), Área de Filosofia.

Referências

ADEODATO, João Maurício Leitão. O Problema da Legitimidade. No rastro do pensamento de Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

______. Ética & Retórica. Para uma teoria da dogmática Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2012.

ANDRADE, Everaldo Gaspar Lopes de. Direito do Trabalho e Pós-modernidade. Fundamentos para uma teoria geral. São Paulo: LTr, 2005.

______. Princípios de Direito do Trabalho. Fundamentos teórico-filosóficos. São Paulo: LTr, 2008.

______. O Direito do Trabalho na Filosofia e na Teoria Social Crítica. Os sentidos do trabalho subordinado na cultura e no poder das organizações. São Paulo: LTr, 2014.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Perdizes, SP: Boitempo, 2006.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e Esperança. Movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

COSENTINO FILHO, Carlo Benito. Os trabalhadores do conhecimento e o trabalho imaterial: as novas possibilidades de reinvenção das lutas coletivas. Recife: Texto Avulso. Programa de Pós-graduação em Direito UFPE, 2011.

D’ANGELO, Isabele Bandeira de Moraes. A Subordinação no Direito do Trabalho. Para ampliar os cânones da proteção, a partir da economia social e solidária. São Paulo: LTr, 2014.

ESTEVES, Juliana Teixeira. O Direito da Seguridade Social e da Previdência Social. A renda universal garantida, a taxação dos fluxos financeiros internacionais e a nova proteção social. Recife: Editora da UFPE, 2015.

FEITOSA, Enoque. Forma Jurídica e Método Dialético: a crítica marxista ao direito. In. FREITAS, Lorena; FEITOSA, Enoque (Orgs). Marxismo, Realismo e Direitos Humanos. João Pessoa, Editora Universitária da UFPE, 2012, pp.107-157.

GOHN. Maria da Glória. Teorias dos Movimentos sociais. Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

______. Histórias dos Movimentos e Lutas Sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

GOHN, Maria da Gloria; BRINGEL, Breno M. (Orgs). Movimentos Sociais na Era da Globalização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

GUARESCHI, Pedrinho; HERNANDEZ, Aline; CÁRDENAS, Manuel. Representações Sociais em Movimento. Psicologia do Ativismo Político. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

HOBSBAWM, Eric J. A Era do Capital – 1848-1875. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

KASHIURA JR, Celso Naoto. Sujeito de Direito e Capitalismo. São Paulo: Outras Expressões; Dobra Universitário, 2014.

______. Crítica da Igualdade Jurídica Contribuição ao pensamento jurídico marxista. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

KEYNES, John Maynard Keynes. Perspectivas econômicas para os nossos netos. In: DE MASI, Domenico. Desenvolvimento sem trabalho. São Paulo: Editora Esfera, 1999.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto. Ed. PUC-Rio, 2006.

______. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Rio de Janeiro: EDUERJ. Contraponto, 1999.

LAMBERT, E.W. Emancipação Social e novo internacionalismo operário: uma perspectiva do sul. In: SANTOS BVS (Org). Trabalhar o mundo. Os caminhos do novo internacionalismo operário. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

LEHER, Roberto; SETÚBAL, Mariana (Orgs). Pensamento Crítico e Movimentos Sociais. Diálogos para uma práxis. São Paulo: Cortez, 2005.

LIRA, Fernanda Barreto. A Greve e os Novos Movimentos Sociais. Para além da dogmática jurídica e da doutrina da OIT. São Paulo: LTR, 2009.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade, vol. 2. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

MARICATO, Hermínia[...] [et al.] Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Mario, 2013.

NABUCO, Ary. Hackerativismo. A guerra Instalada no mundo virtual. São Paulo: Revista Caros Amigos, ano XVI, n. 184, 2012, pp.39-43.

NAVES, Márcio Bilharinho. A Questão do Direito em Marx. São Paulo: Outras Expressões; Dobra Universitário, 2014.

______. Marxismo e Direito. Um estudo sobre Pachukanis. São Paulo: Boitempo, 2008.

OFFE, Claus. La Sociedad del Trabajo. Problemas estructurales y perspectivas de futuro. Madrid: Alianza Universidad, 1992.

PEREIRA, Maria Clara Bernardes. A Livre Circulação dos Trabalhadores no Âmbito da Comunidade Europeia e do Mercosul. Recife: Editora da UFPE, 2014.

POSTONE, Moishe. Tempo, Trabalho e Dominação Social. São Paulo: Boitempo, 2014.

RODRIGUEZ, Américo Pla. Princípios de Direito do Trabalho. São Paulo, LTr, 1996.

SILVA, Luiz de Pinho Pedreira da. Principiologia do Direito do Trabalho. Salvador, Gráfica Contraste, 1996.

SANTOS, Boaventura de Souza. Os novos movimentos sociais. In: LEHER, Roberto; ZIZEK, Slavoj. Vivendo no Fim dos Tempos. São Paulo: Boitempo, 2012.

VAKALOULIS, Michel. Antagonismo social e ação coletiva. In: LEHER, Roberto; SETÚBAL, Mariana (orgs). Pensamento Crítico e Movimentos Sociais. Diálogos para uma nova práxis. São Paulo: Cortez, 2005

Downloads

Publicado

11-04-2017