A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA É FILOSOFIA PRÁTICA?

Autores

  • Rainri Back Santos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i3.33782

Palavras-chave:

hermenêutica, filosofia prática, aplicação, ser útil

Resumo

O objetivo geral é apresentar algumas boas razões para se contrapor ao projeto de Gadamer de considerar a hermenêutica uma filosofia prática. Para tanto, o ensaio primeiro procura mostrar quais razões Gadamer apresenta para caracterizar assim a hermenêutica. Então, o passo seguinte é demonstrar a insuficiência de tais razões, sobretudo, porque a hermenêutica se recusa a fazer o que cabe a uma filosofia prática: ser útil a alguém. Por fim, são apresentadas três pressuposições da perspectiva de Gadamer às quais podem ser contrapostos três posicionamentos críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rainri Back Santos, Universidade de Brasília

Professor adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF), Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Área de atuação: Filosofia da Educação.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

______. Ética eudemia. 1. reimpr. Madrid: Alianza Editorial, 2009.

BACK, Rainri. Distanciamento teórico e engajamento prático: acerca da unidade entre atitude teórica e atitude prática a partir de um problema oriundo da hermenêutica filosófica. 2013. 303 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

GADAMER, Hans-Georg. A razão na época da ciência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

______. Verdade e método I: traços fundamentais de uma her-menêutica filosófica. 5. ed. rev. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Universitária São Francisco, 2003.

______. Verdade e método II: complementos e índice. 2. ed. Pe-trópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Universitária São Francisco, 2004.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. parte I. 12. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 1995.

MAGALHÃES, Viviane. Hermenêutica filosófica como filoso-fia prática. Ekstasis: revista de hermenêutica e fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 38-52, jan./jun. 2015.

REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. v. II. 1. reimpr. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

SCHLEIERMACHER, Friedrich. Hermenêutica: arte e técnica de interpretação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SILVANO, Gustavo. Gadamer e a leitura heideggeriana de Aristóteles. Peri: Revista de Filosofia, Santa Catarina, v. 6, n. 1, p. 118-125, jan./jun. 2014.

STEIN, Ernildo. É a hermenêutica filosófica filosofia? Filosofia UNISINOS. v. 3. n. 4. Rio Grande do Sul, jan/jun, 2002, p. 65-85.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

10-12-2017

Edição

Seção

Artigos