EFEITOS DE SENTIDO NA CRÔNICA ESCRITA POR UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Genilma Dantas Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Leônia Garcia Costa Carvalho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.41572

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar os efeitos de sentido decorrentes das marcas de oralidade que se destacam na crônica produzida por um aluno do ensino fundamental, da 9ª série, de uma escola pública de Aracaju e analisar se e como essas marcas podem favorecer na produção do texto escrito. Tal escolha se deveu ao fato de tratar-se de um gênero narrativo mais acessível ao aluno, uma vez que relata fatos da atualidade e traz aspectos do seu contexto físico e social, aproximando-o mais do cotidiano. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento do material bibliográfico, constituição e análise do corpus. O gênero literário crônica foi privilegiado nas aulas de língua portuguesa com o intuito de se perceber a intersecção da oralidade e escrita presente nos textos lidos e analisados, sendo utilizado, posteriormente, no desenvolvimento de estratégias necessárias à formação de um estilo próprio.

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Biografia do Autor

Genilma Dantas Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em Letras /Universidade Federal Sergipe em 2017. Área de Linguística.

Maria Leônia Garcia Costa Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Profª. Drª. do Departamento de Letras e do Programa de pós-graduação-PPGL da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2019-02-18

Como Citar

Andrade, G. D., & Garcia Costa Carvalho, M. L. (2019). EFEITOS DE SENTIDO NA CRÔNICA ESCRITA POR UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PROLÍNGUA, 13(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.41572

Edição

Seção

Artigos