ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA VISÃO DO “CUIDAR” DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL ASSOCIADA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RELATO DE CASO

Autores

  • Marília Oliveira Vieira de Lucena
  • Sandra Maria Cordeiro Rocha de Carvalho
  • Cristina de Fátima Martins Germano
  • Moema Teixeira Maia Lemos

Resumo

Objetivo: Relatar o caso de uma criança com paralisia cerebral associada a deficiência intelectual, considerando a importância da fisioterapia nas sequelas ocasionadas por este tipo de agravo. Descrição do caso: Criança de sete anos, sexo masculino, com paralisia cerebral do tipo diplegia espástica associada a deficiência intelectual. Deu início ao tratamento fisioterapêutico e a outras terapias associadas em instituições especializadas, com um ano e seis meses de vida. Com seis anos, a criança se submeteu à correção cirúrgica ortopédica para alongamento bilateral de tendão do calcâneo. No início deste estudo, foi realizada uma avaliação neurológica fisioterapêutica. A genitora relatou como queixa principal os “pés tortos” (sic), que impossibilitava seu filho de andar. Na avaliação, constataram-se dificuldades em algumas reações de equilíbrio/endireitamento e retificação, e em alguns padrões motores básicos. Após sete meses e meio de tratamento fisioterapêutico, verificou-se uma melhora no reajuste corporal e na capacidade funcional da criança. Comentários: Ressalta-se a influência da deficiência intelectual no tratamento fisioterapêutico, prejudicando na capacidade de aprendizagem e na evolução clínica do paciente. A família exerce um papel fundamental no cuidar de uma criança com paralisia cerebral, ao complementar, em domicílio, a conduta terapêutica aplicada nos serviços de saúde, facilitando no desenvolvimento e na formação social da criança. DESCRITORES: Paralisia Cerebral. Fisioterapia. Cognição.

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Publicado

2013-05-20

Como Citar

Lucena, M. O. V. de, Carvalho, S. M. C. R. de, Germano, C. de F. M., & Lemos, M. T. M. (2013). ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA VISÃO DO “CUIDAR” DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL ASSOCIADA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RELATO DE CASO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(4), 567–572. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/10238

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)