O LADO PARALELO DO CUIDAR DESVELADO PELAS REPRESENTAÇÕES DOS CUIDADORES DE ADOECIDOS APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Autores

  • Jeferson Santos ARAÚJO Universidade de São Paulo
  • Silvio Eder Dias da SILVA Universidade Federal do Pará
  • Mary Elizabeth de SANTANA Universidade Federal do Pará
  • Lucialba Silva dos SANTOS Universidade Federal do Pará
  • Ralrizônia Fernandes SOUSA Universidade Estadual do Pará
  • Vander Monteiro da CONCEIÇÃO Universidade de São Paulo
  • Esleane Vilela VASCONCELOS
  • Lais Ferreira RODRIGUES

Resumo

Objetivo: O estudo objetivou identificar as representações sociais do cuidar na ótica de cuidadores de adoecidos pós Acidente Vascular Cerebral. Material e Métodos: Estudo de metodologia qualitativa o qual foi empregado o método descritivo. Para coletar os dados foram empregadas duas técnicas, a livre associação de palavras e a observação livre, aplicadas a vinte cuidadores. Resultados: Análise dos depoimentos foi baseada na associação de ideias e na análise do discurso possibilitando a consolidação de três categorias: A sobrecarga na atenção á saúde; Cuido sim, mas não sei mais o que fazer; (Re)significação do cuidar. Conclusão: O estudo demonstrou a sobrecarga na atenção do cuidador para com o outro, entretanto o cuidado foi demonstrado de forma ininterrupta, pois eles sentem-se na obrigação atender ao adoecido. DESCRITORES Enfermagem. Cuidados de Enfermagem. Acidente Vascular Cerebral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Santos ARAÚJO, Universidade de São Paulo

Doutorando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Especializando em Enfermagem em Oncologia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Graduado em Licenciatura Plena e Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará - UFPA; Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX. Membro do grupo de estudo da reabilitação de pacientes cirúrgicos e oncológicos - GERPCO - USP.

Silvio Eder Dias da SILVA, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pelo DINTER UFPA/UFSC, vinculado ao Núcleo de Pesquisa GEHCES - Grupo do Estudo de História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde/UFSC, Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da UFPA.

Mary Elizabeth de SANTANA, Universidade Federal do Pará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de enfermagem de Ribeirão Preto da USP, vinculada ao Núcleo de Pesquisa EPOTENA, Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da UFPA.

Lucialba Silva dos SANTOS, Universidade Federal do Pará

Enfermeira; Especialista em Integralidade na Atenção Oncológica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará. Membro do grupo de pesquisa: Educação, Políticas e Tecnologia em Enfermagem da Amazônia (EPOTENA).

Ralrizônia Fernandes SOUSA, Universidade Estadual do Pará

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal do Pará. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Pará. Enfermeira da Unidade Municipal de Saúde Água Lindas, no município de Ananindeua - Pará.

Vander Monteiro da CONCEIÇÃO, Universidade de São Paulo

Enfermeiro, Licenciado pleno e Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia. Especialista em Integralidade na Atenção Oncologica. Mestrando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

ARAÚJO, J. S., SILVA, S. E. D. da, SANTANA, M. E. de, SANTOS, L. S. dos, SOUSA, R. F., CONCEIÇÃO, V. M. da, VASCONCELOS, E. V., & RODRIGUES, L. F. (2015). O LADO PARALELO DO CUIDAR DESVELADO PELAS REPRESENTAÇÕES DOS CUIDADORES DE ADOECIDOS APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(2), 109–114. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/14105

Edição

Seção

Pesquisa