FARMACOECONOMIA: UM INSTRUMENTO PARA GESTÃO EM DROGARIAS DE BAIRRO

Autores

  • Jackeline Lima Nobre do NASCIMENTO Universidade Federal do Tocantins / Curso de Nutrição / Laboratório de Ciências Básicas e da Saúde.
  • Claudia Jaqueline FIALHO Universidade Federal do Tocantins / Curso de Nutrição / Laboratório de Microbiologia Aplicada.
  • Guilherme Nobre L. do NASCIMENTO Universidade Federal do Tocantins / Curso de Nutrição / Laboratório de Ciências Básicas e da Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar os conceitos básicos da FarE e sua possível utilização em drogarias de bairro para o incremento financeiro e competitividade destes estabelecimentos. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo teórico dos conceitos básicos da FarE, e análise desta ferramenta para utilização em drogarias de bairro. O levantamento bibliográfico foi realizado através das bases de dados: Scielo, Lilacs, Ibecs, Medline e Google Acadêmico, com os descritores “farmacoeconomia”, “economia da saúde” e “farmacoeconomia e drogarias”, nos vernáculos inglês e português. Foram incluídos trabalhos sobre análise dos conceitos básicos e formas de análise, e trabalhos experimentais realizados no Brasil que utilizaram a FarE. Resultados e discussão: A comercialização de medicamentos em drogarias alcançam cifras na ordem de bilhões, porém é observada a crescente abertura e interiorização de grandes redes, o que dificulta o mercado para as drogarias conhecidas como “drogarias de bairro”. Como estes estabelecimentos geralmente dispõem de baixo capital e estoques, as análises de FarE podem orientar a compra de produtos mais eficazes, menos onerosos e permitem a redução do estoque, a fim de evitar a retenção de grande capital em produtos que não teriam fácil comercialização. Isto possibilitaria ainda uma melhor orientação aos pacientes, o que resulta provavelmente em uma maior fidelização dos mesmos. Conclusão: Pode-se concluir com este estudo através da análise dos conceitos básicos da FarE que esta ferramenta pode ser utilizada pelas drogarias de bairro para organização tanto financeira da compra e venda de produtos como a uma melhor assistência farmacêutica e fidelização de clientes. DESCRITORES: Farmacoeconomia. Custos de Medicamentos. Economia da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackeline Lima Nobre do NASCIMENTO, Universidade Federal do Tocantins / Curso de Nutrição / Laboratório de Ciências Básicas e da Saúde.

Farmacêutica, Laboratório de Ciências Básicas e da Saúde.

Claudia Jaqueline FIALHO, Universidade Federal do Tocantins / Curso de Nutrição / Laboratório de Microbiologia Aplicada.

Curso de Nutrição, Disciplina de Microbiologia, Laboratório de Microbiologia Aplicada.

Guilherme Nobre L. do NASCIMENTO, Universidade Federal do Tocantins / Curso de Nutrição / Laboratório de Ciências Básicas e da Saúde.

Curso de Nutrição, Disciplina de Farmacologia, Grupo: LACIBS (Laboratório de Ciências Básicas e da Saúde).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-10-21

Como Citar

NASCIMENTO, J. L. N. do, FIALHO, C. J., & NASCIMENTO, G. N. L. do. (2014). FARMACOECONOMIA: UM INSTRUMENTO PARA GESTÃO EM DROGARIAS DE BAIRRO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(1), 73–78. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/16679

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)