DISTRIBUIÇÃO DOS FONOAUDIÓLOGOS QUE ATENDEM AO SUS NO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL

Autores

  • Brunna Thais Luckwu de LUCENA Universidade Federal da Paraíba
  • Larissa Janine Marques da SILVA
  • Ricardo Dias de CASTRO
  • Eva Carolina Fonseca de Rezende CRUZ
  • Marcela Leiros Maciel MACEDO

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.27496

Resumo

Objetivo: Analisar a distribuição dos fonoaudiólogos inseridos no SUS no estado da Paraíba, nos anos de 2010 a 2014. Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal em que as unidades de análises foram os municípios do Estado da Paraíba, Brasil. Foram utilizados dados secundários do Sistema de Informação em Saúde (SIS) do Ministério da Saúde (MS) – o DATASUS e analisados os dados referentes ao quinquênio 2010-2014. Os municípios paraibanos foram analisados segundo distribuição dos fonoaudiólogos que atuam no SUS, os tipos de estabelecimentos de saúde e o índice quantidade de fonoaudiólogos por dez mil habitantes. Resultados: Foi observado que 52% dos municípios (116) possuem o fonoaudiólogo na sua rede pública de saúde, entre os anos de 2010 e 2014. Houve um aumento no quantitativo de fonoaudiólogos nos 116 municípios analisados no decorrer dos anos analisados, quando distribuídos por tipo de estabelecimentos de saúde. Há uma distribuição irregular de fonoaudiólogos no estado, havendo maior concentração no primeiro núcleo regional de saúde, seguido do terceiro e segundo. Conclusão: O crescimento na distribuição de fonoaudiólogos que atuam no SUS nos anos de 2010 a 2014 foi significativo. Destaca-se a concentração desse profissional atuando na atenção especializada, como também o aumento no número fonoaudiólogos nos NASF. Contudo, há discrepância quanto a distribuição desse profissional no estado da Paraíba. DESCRITORES Fonoaudiologia. Sistema Único de Saúde. Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brunna Thais Luckwu de LUCENA, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Curso de Fonoaudiologia - Departamento de Fonoaudiologia - UFPB. Doutoranda em Saúde Coletiva (UFRN)

Larissa Janine Marques da SILVA

Discente do Curso de Fonoaudiologia da UFPB

Ricardo Dias de CASTRO

Cirurgião-Dentista, Doutor em Farmacologia de Produtos Naturais, Professor do Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraiba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Eva Carolina Fonseca de Rezende CRUZ

Fonoaudióloga Especialista em Saúde Coletiva Especialista em Política e Gestão do cuidado com ênfase no apoio matricial Especialista em educação em saúde para preceptores do SUS Docente do Centro Universitário de João Pessoa - Saúde Coletiva Diretora Técnica do Distrito Sanitário III

Marcela Leiros Maciel MACEDO

Especialista em Saúde Publica e Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba ( 2006 e 2009). Fonoaudióloga do Serviço de Atenção Domiciliar de João Pessoa - PB.

Downloads

Publicado

2017-11-15

Como Citar

LUCENA, B. T. L. de, SILVA, L. J. M. da, CASTRO, R. D. de, CRUZ, E. C. F. de R., & MACEDO, M. L. M. (2017). DISTRIBUIÇÃO DOS FONOAUDIÓLOGOS QUE ATENDEM AO SUS NO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(4), 27496. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.27496

Edição

Seção

Pesquisa