EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS): FERRAMENTA PARA REESTRUTURAÇÃO DE COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UFPB

Autores

  • Bianca Marques Santiago
  • Ailma de Sousa Barbosa
  • Patrícia Moreira Rabello

Resumo

Objetivo: Relatar a contribuição do processo pedagógico da EPS para a reestruturação da metodologia de trabalho do componente curricular “Ética e Legislação Odontológica”, ministrado no 8º período da Graduação em Odontologia da UFPB. Material e Métodos: O Planejamento Estratégico Situacional (PES) foi utilizado para identificação, qualificação do problema e seleção de nós-críticos. A equipe de docentes foi sensibilizada e juntos esses atores propuseram: utilização mais freqüente de metodologias ativas; criação de espaços de discussão, privilegiando a horizontalidade na construção do conhecimento; consulta a coordenação do curso para redistribuir a carga horária semanal da disciplina e/ou torná-la conteúdo transversal. Resultados: Após 4 meses de intervenção (semestre 2010.01), constatou-se que o apoio dos docentes foi fundamental, reforçando ferramentas – exposição de vídeos e estudos dirigidos – e introduzindo novas perspectivas – avaliação qualitativa e escuta qualificada dos alunos. A adesão dos alunos foi alcançada a partir do interesse e das falas dos mesmos quando da realização de críticas construtivas e sugestões, sendo que uma dessas aponta para a maior dificuldade enfrentada: diluir as 4 horas semanais. Quanto ao contato com a coordenação do curso, optou-se por aguardar a reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso. Conclusão: Percebe-se que o enfrentamento de problemas é uma valiosa ferramenta a ser trabalhada coletivamente, porém ainda é preciso avançar, buscando articular novas parcerias, inclusive com setores externos à universidade. DESCRITORES Saúde Pública/recursos humanos; Educação Superior; Ética Odontológica/educação; Fluxo de Trabalho.

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Publicado

2011-04-06

Como Citar

Santiago, B. M., Barbosa, A. de S., & Rabello, P. M. (2011). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS): FERRAMENTA PARA REESTRUTURAÇÃO DE COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UFPB. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 14(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/9823

Edição

Seção

Ensino