CURRÍCULO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS LOCAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Israel Soares de Sousa

Resumo


Este trabalho busca analisar as contribuições das Propostas Curriculares do Primeiro Segmento na Educação de Jovens e Adultos, com relação área a de Estudos da Sociedade e da Natureza, na perspectiva de ampliação do conceito de currículo para além da ideia da lista de conteúdos a serem seguidos pelo professor. Especificamos a questão do ensino de história na EJA, pois partimos da nossa vivência enquanto professor da citada disciplina em escolas públicas do município e da verificação da distância existente entre a história oficial e a história local. Propomos uma prática de história baseada nas vivências locais, a partir do resgate da história local, o que, no nosso entender, amplia a concepção de currículo estática e inflexível, para uma noção de currículo construído e modificado a partir das várias vivências sociais dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v6i3.18990

Incluir comentário

Direitos autorais 2014 Revista Espaço do Currículo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.







Este periódico está indexado nas bases: