O SABER E O FAZER DA UNIDADE EDUCACIONAL INFANTIL – UEI/UFRN

desenvolvendo a linguagem oral no berçário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.27309

Palavras-chave:

Proposta Pedagógica, Desenvolvimento, Linguagem oral, Berçário

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma análise da proposta pedagógica da Unidade Educacional Infantil – UEI/UFRN em relação ao trabalho desenvolvido na creche em relação ao desenvolvimento da linguagem oral de bebês de 4 meses a 1 ano e 4 meses, estabelecendo um diálogo entre teoria, que se fundamenta nos documentos oficiais para o atendimento em creche e a prática realizada no cotidiano educacional da UEI. Diante da valiosa oportunidade para se pensar como e em que direção atuar junto às crianças, partimos da proposta pedagógica da creche em relação ao desenvolvimento da linguagem oral, mostrando como articular o processo de ensino-aprendizagem na prática cotidiana. Para tanto, nos fundamentamos teoricamente em nos Referenciais e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, na Proposta Pedagógica da UEI/UFRN e em Vygotsky (1998). Utilizou-se a metodologia a revisão bibliográfica, a análise documental e relato de experiências. Podemos concluir que a prática da estimulação da linguagem oral no berçário da UEI/UFRN condiz com a proposta pedagógica da creche a partir das concepções explicitadas no currículo proposto e que se percebe um avanço qualitativo e considerável, nas crianças, em relação ao desenvolvimento da oralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Alessandra Cavalcanti Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e professora do Núcleo de Educação da Infância - NEI/CAp na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

AUGUSTO, S. O. A fala das crianças e a nossa fala com as crianças. ADI Magistério, Rotas de aprendizagem: orientação da prática educativa. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação Infantil de São Paulo, 2003.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. A prática pedagógica no berçário. In: ENCONTRO NACIONAL DO MIEIB, 23, 2008, Porto Alegre/RS. Anais do Encontro Nacional do MIEIB. Disponível em: < http://www.amavi.org.br/sistemas/pagina/setores/educacao/freiavi/arquivos/maria_carmem_barbosa.pdf> . Acesso em: 11 set. 2015.

BASSEDAS, E; HUGUET, T; SOLÉ, I. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998. Vol 3.

BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.

LEGARDA, Maria Del Carmen Ordóñez; MIKETTA, Alfredo Tinagero. Estimulação Precoce: inteligência emocional e cognitiva. Tomo 2. de 1 à 3 anos. São Paulo: Grupo Cultural, 2008.

OLIVEIRA, Zilma. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.

PAIVA, Cristina Diniz Barreto de. FERNANDES, Edna Maria Alves. Cuidando e Educando: Relatos da trajetória da creche da saúde Unidade Educacional Infantil (UEI) na UFRN – 15 anos. UFRN. – Natal, RN, 2004.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. 2ed. São Paulo: Editora Marins Fontes. 1998b.

VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

28-04-2017

Como Citar

PEIXOTO, V. A. C. O SABER E O FAZER DA UNIDADE EDUCACIONAL INFANTIL – UEI/UFRN: desenvolvendo a linguagem oral no berçário. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 146–155, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.27309. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.27309. Acesso em: 29 mar. 2024.