O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS DE INDUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.28879

Resumo

O presente artigo analisa os méritos e os limites de algumas políticas educacionais voltadas à melhoria da qualidade do Ensino Médio brasileiro com foco na dimensão curricular, a exemplo do ProEMI e do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A investigação se dá à luz do materialismo histórico-dialético em suas riquíssimas contribuições ao estudo sociológico da educação. Ao longo do texto, analisa-se o vínculo entre os desafios e proposições atuais para o Ensino Médio e a problemática relação entre educação, trabalho e projeto societário no interior da sociedade de classes. Também investiga-se o lugar da disciplina Sociologia nessas e em outras iniciativas estatais, concluindo-se que este componente curricular, embora não esteja sob um novo risco de exclusão, vê-se limitado tanto pelos desafios que afetam a etapa educacional na qual está inserido, como também, por aqueles que incidem sobre as Ciências Sociais e o campo educacional como um todo.

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Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2011), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2016) e licenciando em Ciências Sociais, também pela UFAL. É professor de Ensino Fundamental na rede pública municipal de São José da Tapera, Sertão Alagoano.

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

MELO, V. O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS DE INDUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.28879. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.28879. Acesso em: 16 abr. 2024.