Análise Financeira de Hospitais: Um Estudo Sobre o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência

Autores

  • Antônio Artur de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ewerton Alex Avelar Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bernardo Franco Tormin Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Emerson Alves da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Organizações hospitalares, Análise financeira, Indicadores financeiros

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa, ccom o objetivo de realizar uma análise financeira do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) do Pará, no período de 2006 a 2010. Desenvolveu-se uma análise com base nos dados internos do hospital e se explorou a relação desses dados com indicadores de outros hospitais brasileiros. Os dados foram essencialmente secundários e provenientes de fontes distintas: demonstrações financeiras e notas explicativas do HMUE, parecer dos auditores e um banco de dados contendo indicadores financeiros de hospitais filantrópicos brasileiros. Empregaram-se as seguintes técnicas para análise dos dados: estatística descritiva, análise de conteúdo, nuvem de palavras e teste de Kruskal-Wallis. Os resultados evidenciaram a fragilidade financeira das organizações hospitalares em geral e, especificamente, do HMUE. Foram poucas as diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho do HMUE e das demais organizações filantrópicas brasileiras. A análise do caso HMUE evidenciou ainda que conflitos entre as duas entidades gestoras da organização explicam o mau desempenho financeiro e a descontinuidade das atividades do hospital em 2010. Constatou-se, ainda, que indicadores utilizados na análise financeira de empresas podem também apresentar um papel essencial na avaliação de desempenho das organizações hospitalares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Artur de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Ph.D. em Mangement Science

Ewerton Alex Avelar, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pesquisador do Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC). Professor da Faculdade Pitágoras BH.

Bernardo Franco Tormin, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduando em Ciências Atuariais

Emerson Alves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduando em Engenharia de Sistemas

Arquivos adicionais

Publicado

2013-12-06

Como Citar

de Souza, A. A., Avelar, E. A., Tormin, B. F., & Silva, E. A. da. (2013). Análise Financeira de Hospitais: Um Estudo Sobre o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 1(2), 90–105. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/16943

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)