Avaliação de Desempenho no Planejamento Tributário: Aplicação do Processo Proknow-C em International Electronic Libraries

Autores

  • Priscila Alano Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sérgio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas dos Santos Matos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Felipe Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Planejamento Tributário, Bibliometria

Resumo

A revisão da literatura é parte integrante da pesquisa científica. Por meio dela, tem-se conhecimento do que a comunidade científica tem consentido. A presente pesquisa objetiva mapear em International Electronic Libraries acerca do tema Avaliação de Desempenho no Planejamento Tributário. A trajetória metodológica da pesquisa quanto à natureza dos objetivos, classifica-se como exploratório-descritiva, de lógica indutiva, com coleta de dados de fontes primárias e secundárias, abordagem qualitativa, quanto aos resultados encontrados é uma pesquisa aplicada e utiliza-se de pesquisa bibliográfica como procedimento técnico. Este procedimento é viabilizado por meio do instrumento de intervenção Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C), com o levantamento em periódicos internacionais sobre o tema de interesse, no período temporal de 2000 a 2014, por meio de consulta a 6 bases de dados de artigos científicos internacionais. A bibliometria permite análises matemáticas do Portfólio de artigos selecionados como relevantes ao tema. Os resultados demonstram que os periódicos em destaque são o Accouting Review, Journal of Corporate Finance e o Journal of Accountig & Economics quanto ao número de artigos no Portfólio Bibliográfico. No que compete à relevância dos periódicos nos rankings de fator de impacto JCR e SJR, o periódico que se destacou foi o Journal of Accountig & Economics. Não há autores destaques na pesquisa quanto ao Portfólio Bibliográfico. O artigo que obteve destaque foi o The Incentives For Tax Planning, com 108 citações. Não há palavras-chave em destaque, pois não há consenso entre os artigos do Portfólio Bibliográfico quanto às mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Alano Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.Professor do Programa de Pós-graduação em Contabilidade na UFSC.

Lucas dos Santos Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Contabilidade na UFSC.

Luiz Felipe Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis na UFSC.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-04-20

Como Citar

Rosa, P. A., Petri, S. M., Matos, L. dos S., Ensslin, S. R., & Ferreira, L. F. (2015). Avaliação de Desempenho no Planejamento Tributário: Aplicação do Processo Proknow-C em International Electronic Libraries. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 3(1), 69–83. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/21380

Edição

Seção

Seção Nacional