Utilização de Provisões para a Prática de Gerenciamento de Resultados em Empresas Brasileiras

Autores

  • Andreia Carpes Dani Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Laurindo Panucci Filho Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Cleston Alexandre dos Santos Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Roberto Carlos Klann Universidade Regional de Blumenau-FURB

Palavras-chave:

Gerenciamento de resultados, Accruals específicos, Provisões passivas.

Resumo

Objetivo: Objetivou-se analisar se a constituição de (1) provisões para garantias, (2) benefícios a empregados e (3) riscos fiscais estão sendo utilizadas para provocar algum efeito de accruals específicos, que evidenciem a prática de Gerenciamento de Resultados (GR).

Fundamento: Devido às particularidades das contas de provisões, surgem as oportunidades para gerenciar os accruals específicos com o propósito de melhorar parâmetros de solvência e reduzir pagamentos dos impostos, por exemplo.

Método: A amostra foi composta por empresas listadas na BM&FBovespa com dados trimestrais de 2011 a 2015, de três formas: empresas com provisão para garantias de produtos, mercadorias e serviços, contemplando 225 observações; empresas que possuem provisão para benefícios a empregados, perfazendo 321 observações; e por fim, aquelas com provisão para riscos fiscais, contendo 2.432 observações. Os dados foram analisados utilizando regressão de dados em painel, a partir dos modelos de McNichols e Wilson (1995), Martinez (2006) e Fasolin e Klann (2015).

Resultados: Os resultados apontam que as provisões para garantias são explicadas pelo endividamento e valor dos estoques; as provisões para benefícios a empregados são explicadas pelo endividamento, tamanho e pelo valor das obrigações sociais; e as provisões para riscos fiscais são explicadas pela variação do lucro líquido. Conclui-se que os modelos 1 e 2 apontam para práticas de GR, enquanto o modelo relativo à provisão para riscos fiscais mostrou fraco poder explicativo.

Contribuições: A possibilidade de manipulação por meio de uma alternativa artificial sobre ativos específicos, torna-se importante para os stakeholders, pois essa decisão poderá influenciar seus negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Carpes Dani, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.

Laurindo Panucci Filho, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.

Cleston Alexandre dos Santos, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau- FURB.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Dani, A. C., Panucci Filho, L., dos Santos, C. A., & Klann, R. C. (2017). Utilização de Provisões para a Prática de Gerenciamento de Resultados em Empresas Brasileiras. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(3), 37–56. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/33026

Edição

Seção

Seção Nacional