Avaliação do Cronograma de Pagamento de uma Seguradora Especializada em Saúde

Autores

  • Mara Jane Contrera Malacrida Universidade de São Paulo
  • Letícia Fajardo Universidade de São Paulo
  • Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima Universidade de São Paulo
  • Eduardo Flores Doutor em Contabilidade pela FEA/USP - Pós-Doutorando em Finanças pela EASP - FGV e Pós-Doutorando em Contabilidade pela FEA/USP. Graduando em Ciências Atuáriais pela FEA/USP.

Palavras-chave:

seguradora, planos de saúde, administração financeira, sazonalidade, sinistro

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou desenvolver um modelo para estimação dos pagamentos mensais de sinistros que envolveram a colaboração de prestadores de serviços de operadoras de planos de saúde.

Fundamento: Embora cada seguradora possua um cronograma de pagamentos específico, é factível conceber que a data da quitação é dependente do momento em que a ocorrência é recebida pela seguradora. No entanto, destaca-se que a variação dos sinistros pagos em cada mês decorre de distintos fatores, sendo a sazonalidade do uso das coberturas oferecidas por essas empresas muito relevante para inserção em um modelo de pagamentos.

Método: Por meio da análise da sazonalidade de períodos anteriores, foi concebido um modelo de pagamentos de sinistros mensais por meio de uma de uma simulação de eventos.

Resultados: No âmbito dos resultados verificou-se que o modelo proposto demonstrou uma expressiva aderência para 7 dos 10 meses analisados. Isto é, comparando-se os valores estimados a partir do modelo com os valores reais, verificou-se que para 7 meses o erro, em módulo, foi inferior a 10%.

Contribuições: O modelo ora apresentado possui condições de ser utilizado para estimar o fluxo de pagamentos futuros, possibilitando o incremento de procedimentos de gestão de recursos financeiros das operadoras de planos de saúde, bem como, uma melhora nos seus resultados financeiros. Ressalta-se que outros parâmetros, como, por exemplo, o perfil das carteiras das seguradoras e a região, poderão ser incorporados a versões futuras desse modelo de modo a incrementar sua acurácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Jane Contrera Malacrida, Universidade de São Paulo

Professora Doutora

Departamento de Contabilidade e Atuária

Letícia Fajardo, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Atuariais

Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Universidade de São Paulo

Professor Titular

Departamento de Contabilidade e Atuária

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Jane Contrera Malacrida, M., Fajardo, L., Augusto Sampaio Franco de Lima, G., & Flores, E. (2017). Avaliação do Cronograma de Pagamento de uma Seguradora Especializada em Saúde. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(1), 43–61. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/33869

Edição

Seção

Seção Nacional