Impacto das Recentes Reformas Previdenciárias nas Receitas e Despesas do RGPS: Sanção da Fórmula 85/95 Progressiva

Autores

  • Diana Vaz de Lima Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-4477-445X
  • Thiago Beltrão Viana Universidade de Brasília
  • Marília Miranda Fortes Gomes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.40897

Palavras-chave:

RGPS, Fator Previdenciário, Fórmula 85/95 Progressiva

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto das recentes reformas previdenciárias nas receitas e despesas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), a partir da sanção da fórmula 85/95 progressiva para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição (ATC).

Fundamento: Em novembro de 2015 o Governo brasileiro aprovou a Lei n° 13.183, sancionando a fórmula 85/95 progressiva, com vigência imediata, que passou a considerar o número de pontos alcançados somando a idade e o tempo de contribuição. Com essa alternativa, alcançados os pontos necessários, o segurado do RGPS poderá receber o benefício integral sem aplicar o fator previdenciário.

Método: A pesquisa desenvolveu-se no formato de simulações por meio da extensão Crystal Ball, em três diferentes cenários adotados para a concessão do benefício para ATC visando rastrear a probabilidade de algum equilíbrio no resultado previdenciário: (i) mantendo o pagamento dos benefícios ATC com a aplicação do fator previdenciário; (ii) aplicando a nova fórmula progressiva; e (iii) aplicando a fórmula progressiva concomitantemente com o fator previdenciário.

Resultados: A opção pela nova regra não só mantém a tendência de déficit das contas previdenciárias como impacta ainda mais negativamente o resultado previdenciário apurado no RGPS, quase dobrando as despesas comparativamente ao fator previdenciário, fato que prejudica a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro.

Contribuições: A investigação apontou que a nova medida beneficia o trabalhador em detrimento das contas públicas. Os trabalhadores poderão postergar a aposentadoria para receberem benefícios sem a incidência do fator previdenciário, fazendo com que os gastos do Governo com a previdência se elevem, visto que não há a criação de fontes de arrecadação alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Vaz de Lima, Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília

Contadora, mestre em administração, doutora em ciencias contábeis pelo programa UnB/UFPB/UFRN e pós-doutoranda em contabilidade e controladoria pela FEA-RP/USP. Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília.

Thiago Beltrão Viana, Universidade de Brasília

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília

Marília Miranda Fortes Gomes, Universidade de Brasília

Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília (2005). Mestre (2008) e Doutora (2011) em Demografia pelo programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional Cedeplar/FACE/UFMG. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade do Gama (FGA) da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Lima, D. V. de, Viana, T. B., & Gomes, M. M. F. (2019). Impacto das Recentes Reformas Previdenciárias nas Receitas e Despesas do RGPS: Sanção da Fórmula 85/95 Progressiva. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 7(2), 5–22. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.40897

Edição

Seção

Seção Nacional