Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Paraibana de História?
Acesso

 

Diretrizes para Autores

A Revista Paraibana de História é uma publicação mantida pela Associação Nacional de História – Seção Paraíba (ANPUH-PB), que pretende reunir artigos acadêmicos na área de História e afins, resenhas e textos de discussão sobre o exercício dos profissionais de História. Lançado seu primeiro número em agosto de 2014, esse periódico tem por propósito manter sua peridiocidade semestral. Para tanto, está aberto a receber contribuições em fluxo contínuo.

Cada autor só poderá submeter à Revista Paraibana de História uma colaboração por número. Os textos enviados deverão respeitar as seguintes normas, adaptadas da Revista Brasileira de História, da ANPUH Brasil:

  • Todas as publicações deverão ser enviadas em idioma português para o e-mail oficial da revista (revistapbhistoria@gmail.com). E em alguns casos – descritos abaixo – devem vir acompanhados de resumo em língua inglesa – abstract;
  • Todos os trabalhos devem ser apresentados em duas versões (arquivos separados), uma com e outra sem a identificação do autor (nome, notas ou menções no texto); em arquivo separado, devem constar os dados do autor (nome completo, titulação acadêmica, filiação institucional e endereço da instituição, telefone com DDD e e-mail para contato) e uma declaração de ineditismo (carta simples – impressa, assinada e digitalizada − em que atesta que o artigo nunca foi publicado nem submetido a avaliação em outro periódico ou livro). O programa utilizado para os trabalhos deve ser compatível com o Word for Windows. Imagens: resolução mínima de 300 dpi (enviadas no corpo do texto e em anexo a mensagem);
  • Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, ela deverá ser mencionada;
  • Os artigos terão a extensão de 15 a 20 páginas, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5. As citações de mais de três linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11, em espaço simples. Margens: superior e inferior: 2.0 cm; esquerda e direita: 3.0 cm. Os artigos serão acompanhados do título em inglês, resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas (português e inglês), três palavras-chave e três keywords. As entrevistas e os textos para as seções respeitarão as mesmas formatações, com extensão distinta: 7 a 15 páginas;
  • As resenhas poderão ter entre 1000 e 1500 palavras, com três palavras-chave e três keywords, além do título em português e em inglês. Fontes e margens seguem as mesmas normas dos artigos. Devem se referir a livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou – para livros estrangeiros – publicados nos últimos quatro anos;
  • As entrevistas deverão vir acompanhadas de documento contendo autorização para publicação por parte do entrevistado;
  • As notas devem ser colocadas no final do texto e não ultrapassar o número de 30. Serão admitidas notas explicativas, desde que imprescindíveis e limitadas ao menor número possível. A Revista não publica bibliografias.
    • Normatização das notas cf. NBR 6023:

    SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. ou pp.

    SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y.

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.

    Para se publicar na Revista Paraibana de História, as contribuições deverão ser aprovadas por avaliações a serem desenvolvidas por membros dos Conselhos Editorial e/ou Consultivo, assim como de pareceristas ad hoc.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.