A EXPANSÃO DA (NA) UFPB: AVALIANDO O REUNI (2008 A 2012)

Autores

  • Uyguaciara Veloso Castelo Branco Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação - Universidade Federal da Paraíba
  • Edineide Jezine Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente artigo apresenta dados da pesquisa intitulada “Inclusão, Equidade e Excelência Acadêmica nas Políticas de Educação. O acesso ao Ensino Superior no contexto da globalização”, e tem por objetivo principal a análise das políticas de acesso e democratização do ensino superior, a partir do estudo de caso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi feito um recorte temporal do período de 2008 a 2012, que corresponde à implantação do Decreto No 6.096/07, que aprova o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Foram analisados os dados socioculturais dos aprovados no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB, para ingresso nos cursos de graduação presencial, além de documentos que descrevem as ações inclusivas implementadas pela UFPB no período estudado. Os dados apontam que as políticas de ampliação de vagas, favorecem o acesso dos estudantes oriundos de grupos sociais discriminados ou menos favorecidos, o que é confirmado através da diferenciação no perfil dos ingressos, em relação a anos anteriores. Discutem-se, com base nos dados verificados, as consequências do novo perfil da UFPB para a adoção de políticas acadêmicas que garantam processos de inclusão, que envolvam o acesso, permanência e sucesso dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação - Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Universidade Federal da Paraíba, lotada no Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação.

Edineide Jezine, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora em Ciências da Educação. Professora da Universidade Federal da Paraíba- UFPB.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

BRANCO, U. V. C.; JEZINE, E. A EXPANSÃO DA (NA) UFPB: AVALIANDO O REUNI (2008 A 2012). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 60–82, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17780. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO