VISÕES DA REPÚBLICA BRASILEIRA EM REVISTAS ILUSTRADAS EUROPEIAS, 1889-1890

Autores

  • Arthur Valle Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

República brasileira, Iconografia política, Cultura visual de fins do século XIX

Resumo

Este artigo busca discutir imagens relacionadas à implantação do regime republicano no Brasil que foram publicados em revistas ilustradas europeias entre finais de 1889 e 1890. Serão consideradas três revistas editadas em Lisboa (A Comedia Portugueza, O Occidente e Pontos nos ii), uma em Madrid (La Ilustración Española y Americana) e duas em Paris (Le Monde Illustré e L'Illustration), além de A Illustração, um periódico luso-brasileiro que também era editado em Paris. Mais do que simples ilustrações de acontecimentos históricos, estas imagens serão consideradas aqui como atos que ajudaram a moldar o significado da realidade política da República brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Valle, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Arthur Valle é Professor Adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutorou-se em 2007 pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e realizou estágios pós-doutorais na Universidade Federal Fluminense e no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Seus temas de pesquisa principais, referentes em particular ao campo artístico do Rio de Janeiro entre 1890 e 1930, são: Identidades nas artes visuais; Iconografia Política; Sistemas Expositivos; Intercâmbios Artísticos entre Brasil e Portugal; História em Quadrinhos

Downloads

Publicado

2016-08-03

Como Citar

VALLE, A. VISÕES DA REPÚBLICA BRASILEIRA EM REVISTAS ILUSTRADAS EUROPEIAS, 1889-1890. Saeculum, [S. l.], n. 34, p. 143–162, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27497. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê