A percepção do público quanto às classificações tipográficas: um estudo comparativo

Autores

  • Alexandra Presser PPGC/UFPB
  • Renato Kormives
  • Gilson Braviano

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n3.33391

Resumo

A tipografia é uma ferramenta poderosa para o design gráfico quando se objetiva potencializar a expressividade de um texto. Ela envolve o estudo de diversas características presentes nas letras, provocando sensações ao leitor de acordo com a intenção do designer. O uso apropriado desta ferramenta exige certo conhecimento, assumidamente intrínseco aos designers, que pode gerar mal-uso por pessoas que não o possuem. Nesta linha, o presente estudo se propõe a identificar se existem diferenças de percepção entre designers e não-designers acerca de fontes tipográficas. A análise, feita por meio da técnica de análise multivariada denominada Escalonamento Multidimensional, identificou apenas uma pequena diferença nas percepções dos dois grupos, a qual é determinada mais pelo aspecto visual das fontes que por suas classificações tipográficas.

Palavras-chave: Design. Tipografia. Análise Multivariada. Escalonamento Multidimensional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Artigos