O impacto das celebridades na construção de marca: Caso Seara

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro PPGC/UFPB
  • Rosana Vaz Silveira
  • Fernanda da Cruz Ventura
  • Mikaela de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n5.34315

Resumo

As marcas buscam diferentes maneiras de manter a atenção e conquistar a fidelização de seus consumidores. O fortalecimento da imagem de marca é necessário para a sua construção e, uma das estratégias pode ser através do endosso de celebridades em campanhas publicitárias, uma vez que se trata de um método persuasivo. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é compreender o impacto das celebridades na construção de uma marca. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica de natureza exploratória para compreender como se constrói uma marca, bem como uma celebridade através do discurso do ethos (MAINGUENEAU, 2008); e o estudo de caso da marca Seara, para entender quais os atributos definiram a escolha da celebridade no endosso da marca. Por fim, a escolha da celebridade é entendida como uma estratégia de endosso, considerando a construção do ethos da "personagem" no decorrer de sua carreira para que a mesma possa demonstrar credibilidade e confiança para a marca.

Palavras-chave: Construção de marca. Celebridade. Discurso do ethos.

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Publicado

2017-05-18

Edição

Seção

Artigos