CRM na cidade de Belém: panorama do consumo de mídia social

Autores

  • Dilson Carneiro de Oliveira PPGC/UFPB
  • Neusa Gonzaga de Santana Pressler
  • Analaura Corradi
  • Luiza Elayne Correa Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35729

Resumo

Este artigo descreve o uso de mídias sociais na Amazônia brasileira e fornece uma visão geral da Gestão do relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management – CRM) em Belém (PA). A pesquisa foi realizada em 2015 por professores e alunos do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA). Pesquisas bibliográficas e exploratórias foram realizadas em 12 agências de publicidade em Belém (PA). Esta pesquisa utiliza a diretriz de CRM, baseada nos conceitos de Peppers e Rogers (2000; 2004), e também discussões levantadas por Alt e Reinhold (2015). Resultados parciais mostram um mercado potencial, mas ainda incipiente no uso de técnicas de mídia social e CRM.

Palavras-chave: Amazônia. CRM. Relacionamento. Mídias Sociais.

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Publicado

2017-08-20

Edição

Seção

Artigos