A pedagogia da diversidade no discurso do programa Amor & Sexo

Autores

  • Danyelle Alves da Paixão PPGC/UFPB
  • Thainá Evellyn Martiniano Alexandre
  • Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n10.36804

Resumo

No ar desde 2009 na grade da Rede Globo, o programa Amor & Sexo ganhou expressiva visibilidade em 2016, quando cedeu espaço para discussões sobre sexualidade, gênero e diversidade. Porém, apesar da inclusão de temas pertinentes e da abertura de um canal para discussão sobre eles, isso se deu por meio de um enquadramento particular e do reforço de estereótipos. Considerando que a emergência desses discursos se dá num quadro próprio dentro de um processo de enunciação, nos debruçamos sobre um corpus de 10 episódios da última temporada do programa (2016- 2017) e buscamos entender, mobilizando conceitos da análise de discurso de linha francesa, como têm se construído as representações da diversidade sexual no discurso do Amor & Sexo.  

Palavras-chave: Televisão. Amor & Sexo. Discurso. Diversidade. Representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danyelle Alves da Paixão, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos