O ensino de jornalismo digital no Norte e no Nordeste sob as novas Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores

  • William Robson Cordeiro PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n11.37261

Resumo

Existem atualmente 24 cursos de Jornalismo na região Norte e 74 na região Nordeste e todos eles já devem estar com sua grade curricular atualizada diante do que preconizam as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Entre os pontos a serem considerados para a elaboração dos novos projetos pedagógicos, está a preparação dos estudantes para atender às necessidades do atual contexto das mudanças tecnológicas e convergência midiática no mundo do trabalho. Este artigo, portanto, é parte de um estudo em andamento, sob coordenação do professor Eduardo Meditsch, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR/UFSC), que visa analisar e discutir os PPCs de Jornalismo nas universidades brasileiras – públicas e privadas – em variadas disciplinas. O foco aqui são quatro instituições do Norte e do Nordeste no tocante ao ensino da disciplina de Jornalismo Digital. A partir de entrevistas com coordenadores, o trabalho levanta questionamentos como estrutura do corpo docente, de equipamentos, e os desafios que o jornalismo convergente impõe ao novo contexto do ensino de Jornalismo nestas regiões.

Palavras-chave: Jornalismo digital. Diretrizes curriculares. Ensino de jornalismo. Pedagogia do jornalismo

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos