O áudio que embasou uma notícia de repercussão. A cobertura do Bom dia Paraíba do assassinato no São João de Campina Grande

Autores

  • Eveline Regina Gonçalves
  • Marcos Nicolau PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n12.37598

Resumo

Nessa pesquisa, vamos analisar a cobertura do Bom dia Paraíba, telejornal da Rede Paraíba de Comunicação, do assassinato de um homem dentro do Parque do Povo, em Campina Grande, durante a festa junina da cidade. Um áudio enviado por uma fonte através de uma rede social embasou tudo que foi noticiado pelo telejornal sobre esse crime de repercussão. Desvendaremos como esse caso traz à tona as mudanças provocadas pelas novas tecnologias na produção de notícias. Com relação à fundamentação teórica, discutiremos a convergência midiática, as novas formas de produção jornalística, as redes sociais e os impactos dessas conexões para interação entre jornalistas e público.

Palavras-chave: Produção jornalística. Convergência midiática. Televisão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Nicolau, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos