Economia criativa: um boundary concept após mais de uma década de debates

Autores

  • Adriana Landim Quinaud PPGC/UFPB
  • Maria José Baldessar

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n01.37965

Resumo

A economia criativa é um conceito plural, impreciso, ainda sem fronteiras definidas. Não há uma classificação teórica consensual, inclusive quanto aos setores que a compõem. Muitos autores se referem a ela como “um termo em construção” e assim, neste estudo é considerada como um boundary concept. A economia criativa é distinta de paradigmas econômicos passados com uma única definição. Cada país pode escolher uma estratégia diferente e uma estrutura industrial de acordo com o seu nível de desenvolvimento econômico e seus pontos fortes. O debate conceitual permanece e este artigo através da revisão de literatura tem como objetivo analisar o conceito de economia criativa e o seu cruzamento com outros conceitos, indústria cultural, indústrias criativas e economia da cultura, no contexto da era digital. Apesar das diferentes terminologias um ponto aparece como em comum, a criatividade e o conhecimento como elementos centrais.

Palavras-chave: Economia criativa. Boundary concept. Indústrias criativas. Indústria cultural. Economia da cultura.

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Publicado

2018-01-19

Edição

Seção

Artigos