Os jogos como prática lúdica no ensino superior na Faculdade SATC

Autores

  • Amanda Cristina Gomes PPGC/UFPB
  • Diego Piovesan Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n8.47314

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os parâmetros necessários para que os professores da Faculdade SATC desenvolvam práticas lúdicas em sala de aula. Com isso, buscou-se por meio de uma pesquisa exploratória, introduzir os conceitos de jogos de aprendizagem tendo como recorte o ensino acadêmico, se baseando em autores de referência na área. O artigo também investigou e apresentou ferramentas lúdicas já criadas e aplicadas para educação, reforçando projetos e seus benefícios na prática lúdica. Por fim, foi realizada uma entrevista com perguntas semiestruturadas junto aos professores da instituição de ensino SATC, percebendo o entendimento e a necessidade destes professores frente a práticas de jogos. O resultado desta pesquisa culminou no compilado de parâmetros que antecedem o desenvolvimento de uma prática lúdica em sala de aula. Estes parâmetros podem orientar um professor na definição de sua prática, assim como dar embasamento em suas ações.

Palavras-chave: Lúdico. Jogos. Aprendizagem. Educação. 

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Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS