Batatas Fritas, Uma História de Amor e Amizade

Autores

  • Claudia Silva Ribeiro Alves Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL)
  • Djeison Siedschlag Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL)
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL)
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-31479

Palavras-chave:

Caso para Ensino, Batatas Fritas, Estratégia.

Resumo

O presente caso para ensino trata de uma história real de uma indústria fabricante de batatas fritas constituída na cidade de Itajaí/SC, idealizada e fundada por Silvio Zaguini em 26 de dezembro de 1989, que transformou uma pequena fábrica de batata palha em uma grande marca reconhecida no mercado catarinense. No entanto, a trajetória da empresa é marcada por momentos de amor e sofrimento, especialmente no ano de 2003, quando se depara com uma importante perda na família que desestrutura emocionalmente os sócios da empresa. Apesar da indústria apresentar resultados financeiros positivos e estar ampliando seu negócio, Silvio decide vender a marca para seu amigo Odemar Müller, proprietário da empresa DMüller, voltada para outro ramo de atividade comercial. A Distribuidora Müller foi fundada em 06 de setembro de 1965 e é líder no mercado em que atua, além de possuir solidez financeira e ser reconhecida no estado pela sua capacidade instalada, tecnologia, logística e comprometimento com seus clientes. A história de amizade e respeito envolve a venda da empresa para seu grande amigo e proprietário da distribuidora e o dilema na condução de negócios distintos. Este caso real coloca os estudantes frente a questão de tomada de decisão estratégica e mercadológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Alves, C. S. R., Siedschlag, D., Marinho, S. V., & Alberton, A. (2017). Batatas Fritas, Uma História de Amor e Amizade. Teoria E Prática Em Administração, 7(1), 237–255. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-31479

Edição

Seção

Caso para Ensino (Teaching Case)