Sobre a Revista

Foco e escopo:

A Revista da ABET, lançada em 2001, resulta do esforço da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) e constitui-se em um importante espaço para a divulgação de pesquisas e estudos sobre o mundo do trabalho a partir de diferentes áreas do conhecimento. Cada número traz um conjunto de artigos de pesquisadores e pesquisadoras que se debruçam sobre diferentes questões e prismas relacionados ao trabalho, aos trabalhadores, às dinâmicas econômicas, políticas, históricas, demográficas e sociais sejam elas locais, regionais, nacionais e/ou globais.

Periodicidade

A Revista da ABET tem periocidade semestral.

 

Política anti-plágio:

A nossa política anti-plágio consiste desde buscas de trechos no google até o uso de programas específicos para tanto.

 

Ética na publicação

Em casos de denúncias sobre os manuscritos publicados ou suspeita de má conduta, plágio, necessidade de retratação, conflito de interesses ou quaisquer outras questões relacionadas a aspectos éticos, a Revista da Abet adota integralmente as diretrizes e recomendações dos seguintes documentos: Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, organizado pelo Committee on Publication Ethics - COPE e Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq."

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.

Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos. 

Copyright

1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.

2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional. 

3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.

Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos são apreciados pelo Comitê Editorial, que avalia a titulação mínima dos autores; a adequação textual dos trabalhos; a originalidade e o enquadramento dos mesmos no foco e escopo da revista.  Após esse primeiro processo, o Comitê Editorial encaminha as peças para dois consultores ad hoc no sistema de avaliação dupla cega. No caso de concordância entre os consultores, os pareceres - que podem aceitar o artigo, recusar o artigo ou propor mudanças - são encaminhados pelo Comitê Editorial ao autor. Quando há pareceres contraditórios entre estes consultores, o desempate resulta da submissão do artigo a um/a novo/a parecerista.

Patrocinador

A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.